Manutenção corretiva e preventiva do sistema acadêmico
1. Objetivo e campo de aplicação
Este padrão tem como objetivo estabelecer procedimentos para manutenção corretiva e preventiva do sistema acadêmico. Da manutenção corretiva toma-se como base alterações requisitadas pelo cliente ou erros apontados por ele. Da manutenção preventiva toma-se como base quaisquer ações que venham tratar possibilidades de danos ao sistema. O campo de aplicação é toda a CODES no que concerne ao escopo de certificação.
2. Documentos de Referência
2.1. Da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
NBR ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos.
3. Definições e silgas
CODES – Coordenação de Desenvolvimento e Sistemas.
IFRJ – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
PE-DT – Desenvolvimento de Tarefas
GLPI (Suporte - suporte@ifrj.edu.br)
REDMINE - Sistema de Gerência de Projetos
4. Procedimento
4.1. Desenvolvimento, Correção e Alteração de funcionalidade
4.1.1. Requisição via e-mail ou reunião do Cliente
Para haver uma funcionalidade para correção, alteração ou desenvolvimento, o cliente deverá requisitar a CODES, abrindo uma tarefa de suporte no sistema GLPI, enviado um e-mail para suporte@ifrj.edu.br dando descrições detalhadas sobre a requisição. Antes se necessário, uma reunião também pode ser solicitada.
4.1.2. Reunião para coleta de requisitos, levantamento das necessidades
Para melhor entendimento da requisição a CODES poderá marcar uma reunião com o cliente onde poderão ser coletados os seguintes requisitos: Funcionais, Legais
4.1.3. Criação das tarefas no REDMINE
Para controle das tarefas de implementação, todas serão criadas no sistema de gerência de projetos REDMINE. Estarão devidamente categorizadas como: Funcionalidade, Implementação ou Refatoração. Terão discriminadas suas versões para controle de prazos (Sprints).
4.1.4. Implementação dos códigos (Desenvolvimento de Tarefas)
PE-DT
4.1.5 Disponibilização do programa para teste
Serão apresentados ao cliente, se necessário, solução proposta. O Cliente deverá acessar o link http://testesigaedu.ifrj.edu.br/sigaept-edu-web-v1 . O cliente deverá dar o aceite, permitindo assim que a funcionalidade/correção/alteração entrem em desenvolvimento. Em caso positivo, segue para geração dos arquivos do programa de produção, item 4.1.7. Em caso negativo, o procedimento volta para item 4.1.2.
4.1.6 Geração dos arquivos de produção
O coordenador de desenvolvimento após avaliação positiva das tarefas no REDMINE irá gerar o/s arquivo/s de produção (.EAR).
4.1.7. Disponibilização do programa final
O arquivo gerado na etapa anterior será enviado ao servidor de produção que após deploy, entrará em uso.
4.2 Cópia de segurança dos dados
4.2.1. A cada 4 horas deverá ser feito uma cópia de segurança dos dados do sistema acadêmico.
4.2.2. Ao menos uma vez por semana deverá ser efetuados testes para verificação quanto a existência da cópia de segurança e quanto sua integridade.
5. Fluxogramas