Planejamento de Contratação de Soluções de TI Sistêmicas
1. Objetivo e campo de aplicação
Esta atividade tem como objetivo estabelecer uma sistemática para a fase de planejamento de contratação de soluções de T da IN04 após o levantamento de necessidades e sua aprovação no Comitê Gestor de TI. O campo de aplicação é todo o IFRJ mas principalmente o Comitê Gestor de TI.
2. Documentos de Referência
Instrução Normativa MP/SLTI Nº 04 de 11 de setembro de 2014.
3. Definições e siglas
programa Agrupamento de muitos projetos executados em paralelo que acabam revelando alguns objetivos comuns, de modo a criar resultados coordenados e convergentes.
portfólio Um portfólio é uma coleção de programas e/ ou projetos agrupados do ponto de vista da estratégia. Não importa se utilizam ou não os mesmos recursos, se tem características similares ou não entre si, mas sim sua importância estratégica para a empresa.
CGTI Comitê Gestor de TI
CTTI Comitê Técnico de TI
CCOMP Comitê de Compras
4. Procedimento
4.1. Elaborar o Planejamento de Execução do CGTI
Os responsáveis por cada programa planejam a execução desses programas em um ou mais projetos usando o instrumento Planejamento de Execução CGTI - Exemplo. Disponível como anexo nesse documento.
4.2 Analisa o Plano de Execução
O CGTI aprova ou não o planejamento de execução, identificando também em sistemico quando houver mais de um campus envolvido no projeto ou individual quando a demanda for de um único campus.
4.3 Indica o integrante requisitante.
O Responsável do CGTI pelo programa indica o integrante requisitante consultando se necessário os requisitantes da solução.
4.4 Consulta ao CCOMP e ao CTTI os integrantes
O presidente do Comitê Gestor de TI envia através de memorando solicitação formal para o presidente do Comitê de Compras esperando como resposta a indicação do integrante administrativo para forma a equipe de contratação da ação planejada e faz a mesma solicitação ao presidente do Comitê Técnico de TI esperando como resposta a indicação do integrante técnico.
4.5 Informa ao resp. a equip. de contratação.
O presidente do Comitê Gestor de TI envia por email após receber todas as indicações o nomes do integrantes requisitante, técnico e administrativo conforme exige a IN04 com os devidos documentos comprobatórios em anexo.
4.6 Informa no plano a equipe.
O responsável pelo programa do Comitê Gestor de TI anexa ao plano a equipe de contratação, e atribui as tarefas de elaboração dos artefatos da IN04 no redmine no endereço https://dgti.ifrj.edu.br com seu login e senha da rede de acordo com o plano de ação já cadastro pela DGTI em acordo com o CGTI . Como sugestão o comitê indica a seguinte configuração: Tarefa do DOD com o integrante requisitante, Tarefa da ETP com o integrante Técnico, Tarefa do AR com o integrante Administrativo e Tarefa do TR com o integrante requisitante.
4.7 Elaborar os documentos, DOD, ETP, AR, TR
A equipe de contratação com as tarefas devidamente atribuídas pelo responsável deve elaborar os documentos e subir no redmine em sua tarefa, alterando para resolvido o status e colocando em 100%.
4.8 Envia para o Presidente do CGTI.
O integrante requisitante da equipe de contratação após a conclusão de todos os documentos informa ao presidente do Comitê Gestor de TI a conclusão do trabalho por email.
4.9 Encaminha para o Campus de maior valor.
O presidente do Comitê Gestor de TI encaminha para o DG do campus com a maior representatividade principalmente financeira or artefatos devidamente assinados marcando o fim da fase de planejamento.
4.10 Abre o processo
O DG desgina a abertura do processo com o Plano de Execução e os artefatos da IN04.
4.9 Planejamento de execução Sistêmico
5. Fluxogramas
6. Anexos
planejamento_de_execucao_cgti_-_exemplo.doc