Videoconferência


Informações Gerais

Página do serviço: http://videoconf.ifrj.edu.br


Como solicitar

ATENÇÃO

Caso deseje participar de alguma videoconferência já agendada, favor entrar em contato com o solicitante requisitando sua inclusão, as informações podem ser obtidas clicando na videoconferência agendada nesta página.

Prazo mínimo para agendamento: 2 dias úteis.

A solicitação deverá ser realizada conforme Guia para solicitação de Videoconferência através do nosso Sistema de Chamados, observando as Normas e responsabilidades definidas em nossa Política de uso.


Guia do usuário

Descrição

É uma tecnologia que proporciona a pessoas situadas geograficamente distantes a participarem de uma mesma reunião simultaneamente, de forma que todos os participantes possam se encontrar face a face através da comunicação audiovisual em tempo real, e possam dialogar entre si.

Basicamente define-se Videoconferência como a transmissão e recepção sincronizada de imagens (vídeo) e fala (áudio) entre duas ou mais pessoas/grupos de pessoas utilizando equipamentos específicos e conexões de rede/Internet.


Pré-requisitos

  • Ser servidor ou terceirizado do IFRJ
  • Possuir usuário e senha de rede. Caso não tenha, solicite seu usuário a CSTI de seu campus.

Principais Funcionalidades

  • Transmissão WebCast (um só locutor) - Funcionalidade que consiste somente na transmissão de áudio e vídeo (streaming). A sessão somente é assistida, não há interação dos participantes.
  • Videoconferência (todos podem fazer uso da palavra) - Funcionalidade que permite a realização de reuniões com mais de 2 participantes com interação.
  • Videoconferência com WebConference (por pessoa) - Funcionalidade que permite a participação através de computador com Webcam e placa de som, com ligação à Internet. Normalmente utilizado para participantes externos ao IFRJ.
  • Gravação de Videoconferência - Funcionalidade que permite a gravação de videoconferência. Este serviço precisa ser solicitado.

Atendimento ao usuário

Campus Voip@IFRJ - Sala Videoconferência Voip@IFRJ - CSTI Email Equipe CSTI Endereço do Equipamento
Reitoria 12-6064 12-6013 suporte@ifrj.edu.br Rua Pereira de Almeida,88 Sala de Reunião - Praça da Bandeira
Maracanã 11-7744 11-7712 ti.cmar@ifrj.edu.br Rua Senador Furtado, 121 Sala de Reunião - Maracana
Nilópolis 13-18xx 13-1845 ti.cnil@ifrj.edu.br Rua Lucio Tavares, 1045 Sala de Reunião - Nilopolis
Paracambi 14-9724 14-9719 ti.cpar@ifrj.edu.br Rua Sebastião Lacerda, s/n Sala de Reunião - Paracambi
Duque de Caxias 15-6122 15-6112 ti.cduc@ifrj.edu.br Rua Republica do Paraguai, 120 Sala de Reunião - Caxias
Volta Redonda 16-9129 16-9120 ti.cvr@ifrj.edu.br Rua Des. Ellis H. Figueira,212 Sala de Reunião - Volta Redonda
São Gonçalo 17-9023 17-9016 ti.csg@ifrj.edu.br Rua Jose Augusto Pereira dos Santos, s/n Sala de DG/Reunião - São Gonçalo
Realengo 18-6012 18-6009 ti.creal@ifrj.edu.br Rua Prof. Carlos Wenceslau, 343 Sala dos Professores - Realengo
Pinheiral 19-8210 19-8201 ti.canp@ifrj.edu.br Rua Joser Breves, 550 Sala de Reunião/Aula - Pinheiral
Mesquita 20-2515 20-2515 ti.cmesq@ifrj.edu.br Rua Paulo, s/n Sala de TI - Mesquita
Paulo de Frontin 21-1807 21-1825 ti.cepf@ifrj.edu.br Rua Maria Luiza, 200 Sala de Reunião - Paulo de Frontin
Arraial do Cabo 22-9218 22-9218 ti.cac@ifrj.edu.br Rua Jose Pinto Macedo, s/n Sala de Aula - Arraial do Cabo

Acordo de serviço

Normas e responsabilidades

  1. Apenas poderão ser agendados eventos com no mínimo 2 dias úteis de antecedência, para verificar a viabilização técnica e realizar testes de conexão com os locais participantes.
  2. Apenas o solicitante da videoconferência poderá solicitar à CSTI a inclusão de outros campus e/ou servidores participantes para a videoconferência.
  3. Videoconferências agendadas e confirmadas só poderão ser reagendadas para outra data e/ou horário com 2 dias úteis de antecedência.
  4. Cabe ao solicitante reservar a sala física de videoconferência de seu campus e dos demais campus participantes.
  5. Cabe ao solicitante comunicar aos campus participantes sobre o dia e o horário da videoconferência.
  6. Cabe ao solicitante informar o término da videoconferência a CSTI do campus.
  7. Os campus e/ou servidores que desejarem participar de alguma videoconferência já solicitada deverão entrar em contato com o solicitante da reunião para que seja feita a solicitação de inclusão de participante na videoconferência.
  8. O local de videoconferência deverá ser o mesmo local dos testes para podermos garantir a qualidade e a estabilidade da comunicação.
  9. A janela de horários para agendamento será de 8h as 18h.
  10. As solicitações apenas poderão ser feitas via Sistema de Chamados conforme orientações registradas em nossa Central de Serviços.
  11. O agendamento será confirmado por email, caso ocorra conflitos de datas e/ou horários o solicitante será comunicado.
  12. Os principais envolvidos na reunião e os responsáveis do CSTI que auxiliarão com o equipamento deverão estar na sala de videoconferência com pelo menos 30 minutos de antecedência para receber instruções, a fim de que os Campus já estejam conectados na sala antes do horário de início da reunião.
  13. Cabe a CSTI do campus ligar e desligar os equipamentos da sala de videoconferência e instruir os usuários a operação básica dos controle de TV e do CODEC quanto ao MIC-OFF.

Disponibilidade

O serviço está disponível nos dias úteis de segunda a sexta das 8h as 18h.