Este tutorial visa orientar ao docente como acessar o sistema Moodle e suas funcionalidades, criar aulas e aplicar tarefas e avaliações para avaliação dos alunos de suas respectivas turmas.
Os usuários do Moodle podem possuir diversos papéis, sendo a definição de docente aplicada a um usuário que pode, por exemplo, ser aluno de algum outro curso. Portanto, cada professor deve ser obrigatoriamente cadastrado previamente no sistema para que, então, possua o acesso como tal ao mesmo e seja, então, ter o papel de docente atribuído ao seu usuário pelo Criador de Cursos ou Administrador do sistema.
Abrindo um navegador de Internet, o usuário deve se dirigir ao endereço: http://ava.ifrj.edu.br/ Será exibida a página principal que conta com um cabeçalho de notícias, um bloco com as principais notícias do sistema de educação a distância, além de outras informações.
Logo na página inicial, o docente deve se dirigir a opção Log in no lado superior à direita ou aos campos do bloco à direita: Login.
Caso o usuário opte pela segunda opção, ele simplesmente deverá inserir seu nome de usuário (e-mail) e senha fornecidos quando solicitou ao acesso de aprendizado virtual.
Caso selecione no cabeçalho superior a opção Log in, o usuário terá uma nova página exibida com os mesmos campos os quais deverão ser preenchidos.
Estando nome de usuário e senha corretos, o sistema irá ser exibido agora com a sessão do usuário ativa, o que abrirá várias possibilidades a partir do acesso concedido ao mesmo.
Caso a senha esteja incorreta, o usuário tenha esquecido a senha, deverá ser clicado em Forgotten Password. Clicando ali, o usuário será levado para outra página que irá auxiliá-lo a criar uma nova senha.
Um e-mail será enviado e um link no mesmo no qual, clicado, abrirá uma página na qual o usuário terá de criar uma nova senha e confirmá-la. Após este procedimento, o usuário poderá acessar normalmente o sistema com a nova senha que criou.
Exemplos de formatos:
OBS: Isso é importante para reaproveitar a disciplina em vários semestre, separando os alunos como tal (2014.1, 2014.2, 2015.1, etc.)
ATENÇÃO: DEPOIS DE CRIAR A DISCIPLINA/CURSO, OS ALUNOS, TUTORES E PROFESSORES DEVEM SER INSCRITOS NO MESMO, PARA POSTERIORMENTE COLOCÁ-LOS EM GRUPOS RELATIVOS AOS SEMESTRES LETIVOS. ORIENTAÇÕES SOBRE ABAIXO.
Já na página do curso aberta, siga até Administração do curso → Usuários → Grupos
REFORÇANDO: OS ALUNOS, TUTORES E PROFESSORES JÁ DEVEM ESTAR INSCRITOS NA DISCIPLINA/CURSO NESTE MOMENTO.
Após ter feito o login com sucesso, novas opções serão habilitadas e o docente visualiza os blocos principais do sistema.
O bloco de NAVEGAÇÃO onde ele pode alterar detalhes de seu perfil, navegar pelos cursos que participa – seja como docente ou como aluno.
O bloco de PRÓXIMOS EVENTOS mostra o calendário e permite que o usuário crie novos eventos, além de poder se organizar melhor.
O bloco VISÃO GERAL DOS CURSOS exibe os cursos os quais o usuário participa e abre espaço para que sejam explorados.
O Gerenciador de Arquivos permite que sejam hospedados arquivos e que estes sejam até mesmo organizados em diversos diretórios. O usuário pode arrastar o arquivo para a área de envio indicada ou simplesmente clicar na indicação de envio de arquivos ou adição de diretório. Para adicionar um arquivo dentro de um diretório, o usuário deve criar o diretório antes de enviar o arquivo para, então, dentro dele (diretório), adicionar o arquivo. Também é possível modificar o modo de visualização dos arquivos que pode ser:
A âncora Administração de Perfil permite que uma série de opções ajude ao usuário a mudar suas configurações, visualizar mensagens, blogs, etc.
A primeira opção é Modificar Perfil, que é o lugar onde o usuário pode modificar suas informações como e-mail, assinatura, preferências de conta, etc. Em Mudar Senha o usuário pode alterar sua senha de acesso. Em Mensagens, que é um canal de troca de mensagens é aberto e o docente pode se comunicar com seus alunos ou gerenciador de curso, até mesmo de outros cursos que faça parte com outro perfil, o usuário pode realizar alterações na maneira em que as recebe, se deseja receber mensagens que notifiquem sobre lições, tarefas ou até mesmo nos fóruns.
Em Blogs há 3 opções, as quais são:
Em Badges é possível configurar a forma de exibição dos badges.
O docente deve acessar a opção, na área principal, a âncora Meus Cursos e selecionar o curso que deseja administrar como docente. A partir deste momento, a tela principal exibe os tópicos adicionados pelo docente e logo acima o link para o Fórum de Notícias, onde se é redirecionado ao fórum onde se pode criar e debater tópicos sobre o curso, suas lições, etc.
O Fórum é um canal aberto para debates entre alunos e docentes. É possível criar e responder novos tópicos e interagir com outros usuários.
Ao clicar em Adicionar Novo Tópico, pode-se definir o assunto, o conteúdo da mensagem e até mesmo anexar arquivos a mesma. Por padrão, mas podendo ser modificado, todos os inscritos no curso receberão a notificação da criação do novo tópico.
Quando no fórum, o docente tem disponível na Barra Lateral Direita toda uma âncora dedicada a configuração do mesmo, onde ele pode definir permissões dos usuários, editar configurações de notificações e demais relacionados aos papéis que os usuários podem usufruir de forma independente no fórum.
Saindo do Fórum e voltando para a Barra Lateral Direita que fica disponível ao adentrar em algum curso, o docente tem diversas opções a sua escolha.
Ao clicar em Participantes, como dito anteriormente, o docente pode enviar mensagens para os participantes que seleciona ou todos, além de visualizar todos que estão inscritos no curso.
Para que novas opções sejam liberadas para o docente adicionar mais conteúdo ao curso, na tela principal do curso que selecionou, deve-se ir até a barra superior, no canto da direita e clicar no botão: Ativar Edição.
Ao clicar, novos ícones aparecerão sobre diversos menus e âncoras. Clique, sobre o tópico de um Curso, na opção Adicionar Atividade ou Recurso.
Será aberta uma tela onde se pode escolher que tipo de atividade ou recurso será inserida. O mais comum será sempre Tarefa, porém se pode adicionar um fórum, uma base de dados, um conteúdo da Wiki e diversas outras possibilidades que a edição permite ao docente.
Supondo que estamos inserindo um questionário.
Após solicitar o acréscimo de novo questionário, na área central é exibida uma lista de diversas propriedades sobre ele a serem preenchidas. Inicialmente se definem as propriedades básicas e uma série de âncoras fazem com que o docente possa definir tempo de duração da tarefa, nota, comportamento das questões, etc.
É possível definir datas de início e limite para realização da atividade além do que um tempo máximo para que as questões sejam respondidas.
Nas propriedades da Nota são definidos detalhes de tentativas permitidas para o aluno responder a cada questão, podendo em seguida, ser definido qual o método de avaliação e qual tentativa será válida.
Quanto ao layout, é possível que, aleatoriamente, as perguntas apareçam para cada aluno, evitando que as respostas sejam passadas entre os mesmos.
O feedback é uma maneira de orientar ao aluno de acordo com sua porcentagem de acertos nas questões. Define-se então uma porcentagem e a mensagem que será exibida ao mesmo. Pode-se definir quantos feedback quiser.
Após preencher as propriedades, clique em SALVAR E MOSTRAR. Após clicar em SALVAR E MOSTRAR o Questionário será exibido já atrelado ao tópico que foi criado.
Agora, no tópico em que foi adicionado o questionário, ele já aparece. Clique sobre ele, ou no ícone que aparece quando a edição está ativada, no formato de um lápis para editá-lo.
Clique em Editar questionário ao voltar para a tela principal de cursos. Se não quiser prosseguir, clique em Voltar ao curso. Editando o curso será exibida esta tela:
Clique em Adicionar uma pergunta. Uma nova tela será exibida.
Agora você irá definir as perguntas, inclusive o tipo de questão. Podem haver questões associativas, de cálculo, múltipla escolha, numérico, etc.
Perguntas previamente cadastradas no banco de questões podem ser migradas para o questionário pelo banco de perguntas.
Na criação deste questionário, a nota máxima define o valor máximo que será permitido obter neste questionário.
Selecione o tipo de pergunta. Há diversos tipos pré-definidos de questões que podem ser realizadas.
Suponhamos que seja escolhida a propriedade de Associação.
Preencha os dados básicos como o nome da pergunta, a descrição da mesma, o feedback caso queira, para orientar ao aluno. Também é possível colocar dicas e tags mais para frente, mas o foco agora são as questões:
Defina as questões e suas respectivas respostas.
Não se esqueça de clicar em Salvar mudanças na parte inferior da tela.
Novamente adicionando uma pergunta, escolhemos o tipo Verdadeiro ou Falso.
Ao definir uma questão de verdadeiro ou falso, define-se a questão e a resposta proposta, configurando se a resposta correta será verdadeira ou falso e, em seguida, o feedback caso o aluno ofereça uma resposta correta ou não.
Já no tipo de questão de Ensaio é permitido que o aluno disserte sobre sua resposta, tendo esta de ser avaliada manualmente, já que se trata de uma questão discursiva.
Não esquecendo de Salvar Mudanças, agora o questionário aparecerá completo após as questões estarem configuradas. Claro que, além dos tipos explicitados, podem existir mais questões com os mais diversos tipos.
Assim como inserimos um questionário, essas mesmas questões podem ser inseridas em outras atividades como: lição, tarefa, laboratório de avaliação, etc.
Em uma tarefa distinta, Base de dados, é permitido enviar documentos e também recebê-los. Pode-se assim solicitar pesquisas e arquivos desenvolvidos pelos alunos.
Ao se encontrar na tela de Edição do Questionário, um quadro de notificação sobre a Base de Dados é exibido. Clique aonde está escrito: MOSTRAR.
Ao clicar, será expandido um menu onde é possível pesquisar uma questão ou adicionar uma. Ao selecionar a adição ou a pesquisa, pode-se escolhe se ela será armazenada para se utilizar apenas quanto àquele questionário ou o curso como um todo pode utilizá-la. Escolhendo a qual desses grupos pertence na listbox, o docente pode pesquisar a questão ou adicioná-la.
Ao clicar em Adicionar Nova Questão, o docente seguirá os passos de criação de uma questão normal, primeiramente escolhendo seu tipo, etc.
É importante ressaltar que todo e qualquer passo do Moodle deve ser salvo até mesmo durante sua execução para que não haja risco de alguma atividade ficar inconsistente.
Após a inserção de atividades é importante desabilitar a edição da mesma maneira que ela foi editada, no topo da lateral direita para habilitar uma visualização mais limpa e dinâmica.
O professor pode adicionar Blogs e postar novidades e conteúdo aos alunos. Em Páginas do Site, vá em Blogs do Site.
Acessando este menu, é possível visualizar e editar postagens anteriores ou realizar uma nova. Os alunos podem comentar a postagem que pode ser exportada para uma discussão em fórum.
Ao selecionar adicionar novo texto, uma nova tela se abrirá para que seja preenchido o título da nova postagem. Ainda possibilitará a inserção de arquivos que ficarão disponíveis aos que a visualizarem. O uso de tags também facilita a pesquisa por conteúdo e marca os assuntos relacionados.
Configurações → Administração do Curso
No menu de configurações é possível visualizar notas e resultados a partir do menu Administração de Notas.
Cada atividade é definida em grade e então exibida sua nota, contendo a análise uma a uma, tempo gasto em determinada lição e uma avaliação total do curso.
O Relatório de Resultados possui a classificação final do curso e de seus alunos. No Relatório do Usuário, o docente consegue identificar e visualizar suas últimas atividades em um report completo.
Além de oferece-los em tela de forma organizada, é possível que tais resultados sejam exportados para arquivo de texto, Excel, XML, CSV ou ODS.