Guia Moodle para Orientação de Alunos


Visão Geral

Este tutorial visa orientar ao aluno como acessar o sistema Moodle e suas funcionalidades, criar aulas e aplicar tarefas e avaliações para avaliação dos alunos de suas respectivas turmas.

Os usuários do Moodle podem possuir diversos papéis, sendo a definição de aluno aplicada a um usuário que pode, por exemplo, ser aluno de algum outro curso. Portanto, cada professor deve ser obrigatoriamente cadastrado previamente no sistema para que, então, possua o acesso como tal ao mesmo e seja, então, ter o papel de aluno atribuído ao seu usuário pelo Criador de Cursos ou Administrador do sistema.


Acesso

Abrindo um navegador de Internet, o usuário deve se dirigir ao endereço: http://ava.ifrj.edu.br/ Será exibida a página principal que conta com um cabeçalho de notícias, um bloco com as principais notícias do sistema de educação a distância, além de outras informações.

Logo na página inicial, o aluno deve se dirigir a opção Log in no lado superior à direita ou aos campos do bloco à direita: Login.

Caso o usuário opte pela segunda opção, ele simplesmente deverá inserir seu nome de usuário (e-mail) e senha fornecidos quando solicitou ao acesso de aprendizado virtual.

Caso selecione no cabeçalho superior a opção Log in, o usuário terá uma nova página exibida com os mesmos campos os quais deverão ser preenchidos.

Estando nome de usuário e senha corretos, o sistema irá ser exibido agora com a sessão do usuário ativa, o que abrirá várias possibilidades a partir do acesso concedido ao mesmo.


Senha perdida

Caso a senha esteja incorreta, o usuário tenha esquecido a senha, deverá ser clicado em Forgotten Password. Clicando ali, o usuário será levado para outra página que irá auxiliá-lo a criar uma nova senha.

Um e-mail será enviado e um link no mesmo no qual, clicado, abrirá uma página na qual o usuário terá de criar uma nova senha e confirmá-la. Após este procedimento, o usuário poderá acessar normalmente o sistema com a nova senha que criou.


Explorando o sistema

Após ter feito o login com sucesso, novas opções serão habilitadas e o aluno visualiza os blocos principais do sistema.

O bloco de NAVEGAÇÃO onde ele pode alterar detalhes de seu perfil, navegar pelos cursos que participa – seja como docente ou como aluno.

O bloco de PRÓXIMOS EVENTOS mostra o calendário e permite que o usuário crie novos eventos, além de poder se organizar melhor.

O bloco VISÃO GERAL DOS CURSOS exibe os cursos os quais o usuário participa e abre espaço para que sejam explorados.


Barra Lateral

Na barra lateral serão encontrados blocos que ajudarão a navegação do aluno.


Gerenciador de Arquivos Privados

O Gerenciador de Arquivos permite que sejam hospedados arquivos e que estes sejam até mesmo organizados em diversos diretórios. O usuário pode arrastar o arquivo para a área de envio indicada ou simplesmente clicar na indicação de envio de arquivos ou adição de diretório. Para adicionar um arquivo dentro de um diretório, o usuário deve criar o diretório antes de enviar o arquivo para, então, dentro dele (diretório), adicionar o arquivo. Também é possível modificar o modo de visualização dos arquivos que pode ser:

  • Modo de visualização em ícones;
  • Modo de visualização em detalhes(lista);
  • Modo de visualização em árvore.


Administração de Perfil

A âncora Administração de Perfil permite que uma série de opções ajude ao usuário a mudar suas configurações, visualizar mensagens, blogs, etc.

A primeira opção é Modificar Perfil, que é o lugar onde o usuário pode modificar suas informações como e-mail, assinatura, preferências de conta, etc. Em Mudar Senha o usuário pode alterar sua senha de acesso. Em Mensagens, que é um canal de troca de mensagens é aberto e o aluno pode se comunicar com seus colegas de classe, professor do curso ou gerenciador de curso, até mesmo de outros cursos que faça parte com outro perfil, o usuário pode realizar alterações na maneira em que as recebe, se deseja receber mensagens que notifiquem sobre lições, tarefas ou até mesmo nos fóruns.

Em Blogs há 3 opções, as quais são:

  • Preferências: Local onde se configura qual o máximo de mensagens serão recebidas por dia em um Blog.
  • Blog Externo: Redireciona para Registrar um Blog Externo.
  • Registrar um Blog Externo: Local onde se configura um blog externo ao Moodle para que seja exibido dentro do sistema.

Em Badges é possível configurar a forma de exibição dos badges.


Perfil Aluno

O aluno deve acessar a opção, na área principal, a âncora Meus Cursos e selecionar o curso que deseja administrar como aluno. A partir deste momento, a tela principal exibe os tópicos adicionados pelo aluno e logo acima o link para o Fórum de Notícias, onde se é redirecionado ao fórum onde se pode criar e debater tópicos sobre o curso, suas lições, etc.

O aluno seleciona um tópico e a tarefa que está atrelada a ele para sua realização, iniciando sua avaliação a partir de um questionário, fórum ou ensaio proposto pelo docente.


Fórum de Notícias

O Fórum é um canal aberto para debates entre alunos e docentes.

Há dois tipos de fórum: um fórum que é associado a um tópico ou o fórum de notícias onde o aluno posta os tópicos principais.

No fórum de lições é possível criar e responder novos tópicos e interagir com outros usuários.

Ao clicar em Adicionar Novo Tópico, pode-se definir o assunto, o conteúdo da mensagem e até mesmo anexar arquivos a mesma.

Por padrão, mas podendo ser modificado, todos os inscritos no curso receberão a notificação da criação do novo tópico.


Administração de Notas

No menu de configurações é possível visualizar notas e resultados a partir do menu Administração de Notas. Cada atividade é definida em grade e então exibida sua nota, contendo a análise uma a uma, tempo gasto em determinada lição e uma avaliação total do curso.