Tabela de conteúdos

Guia do usuário - Versão antiga

Página do serviço: http://pesquisa.ifrj.edu.br/admin


1. Barra de ferramentas administrativas

A barra de ferramentas que, em geral, aparece no topo da tela provê funcionalidades globais. Ela possui três elementos importantes, marcados na figura acima.

  1. Botão “Página padrão de administração” (home): permite voltar para a visão inicial da página de administração do serviço.
  2. Lista de questionários disponíveis: permite acessar os questionários já criados, separados por três categorias: ativos, expirados e inativos.
  3. Botão “Criar, importar ou copiar um questionário”: permite criar um questionário. Vide seção Criando um questionário.

2. Estrutura do questionário

Para se criar um questionário no LimeSurvey necessita-se no mínimo de:

  • um nome;
  • um grupo de perguntas;
  • uma pergunta.

O questionário ainda pode incluir:

  • uma lista de possíveis respostas para as questões aplicadas;
  • legendas personalizadas;
  • condições que determinam se uma pergunta deverá ou não ser exibida (dependência entre perguntas).

3. Criando um questionário

Para criar um questionário, clique no botão “Criar, importar ou copiar um questionário”.

A tela então aberta conterá as guias exibidas na imagem abaixo. Em seguida podem ser encontradas informações sobre as funcionalidades de cada uma delas.

3.1. Geral

3.2. Apresentação e Navegação

3.3. Controle de acesso e publicação

3.4. Notificação e Gerenciamento dos dados

3.5. Código de acesso (Tokens)

3.6. Importar

  • Importar usando a interface de administração:
    • Opcionalmente, também é possível importar um questionário. Se você já exportou um questionário anteriormente, pode importá-lo na tela “Criar, importar ou copiar questionário” através da guia “Importar”. Clique no botão para pesquisar e escolher o arquivo LSS/CSV e, então, clique no botão “Importar questionário”. O processo de importação lê arquivos com formato CSV, criados pelo LimeSurvey. Dessa forma, é possível importar questionários de versões anteriores. A importação renumera os identificadores do questionário, grupos, perguntas, respostas e condições, de modo que eles se relacionem. Veja a seção Exportando um Questionário para maiores informações.

--- Mais ---

3.7. Copiar


4. Tela de status do questionário

Ao se concluir a criação do questionário, sua tela de status é exibida em seguida. As informações mostradas são, basicamente, um resumo das principais configurações do questionário. A maioria delas já é definida no momento da criação, mas é possível editar algumas características posteriormente. No exemplo abaixo, perceba que o sistema informa que o questionário ainda não pode ser ativado, pois é necessário adicionar grupos de questões e perguntas.

A tela de status de um questionário pode ser acessada a qualquer momento, através da lista de questionários disponíveis, na barra de Administração.

--- Descrição dos campos ---


5. Criando um grupo de perguntas

Como foi dito no início do manual, antes de se adicionar perguntas ao questionário é necessária a criação de um ou mais grupos para armazená-las. Se o questionário tiver apenas um grupo, seu nome é irrelevante – exceto se ele precisar ser exibido. Entretanto, se houver mais de um, as perguntas serão apresentadas por grupo. Se for necessário exibir os grupos em uma ordem específica, é possível fazê-lo, usando o recurso de reordenamento.

O grupo é criado ao se clicar no ícone “Adicionar novo grupo ao questionário”, na barra botões do questionário. Podem-se criar tantos grupos quantos forem necessários. Opcionalmente, você ainda pode importar um grupo exportado anteriormente.

--- Mais ---


6. Adicionando uma pergunta

Uma vez tendo criado um ou mais grupos de perguntas, pode-se começar a adicionar as perguntas dentro de cada um deles. Para criar uma questão, deve-se clicar no ícone à direita da barra de menu de grupos de questões – botão “Adicionar nova pergunta ao grupo”.

Ao adicionar uma pergunta, será preciso preencher o código da pergunta e a pergunta em si, além de escolher o tipo da pergunta. Todas as questões estarão associadas ao grupo que foi selecionado antes de clicar no botão para adição de perguntas, mas isso pode ser alterado mais tarde.

--- Descrição dos campos ---


7. Copiando uma pergunta

Existe a possibilidade de se copiar perguntas já existentes no questionário. Para tanto, deve-se clicar na opção “Copiar pergunta” na barra de menu da questão, conforme indicado na figura abaixo. As características da pergunta original podem ou não ser modificadas.

Atenção: nesta funcionalidade, é OBRIGATÓRIO informar um novo código de pergunta.


8. Tipos de perguntas do LimeSurvey

Há uma grande variedade de tipos de perguntas disponíveis no LimeSurvey, listados abaixo.

8.1. Matrizes

  • Matriz de escala dupla (Array dual scale): Permite apresentar ao participante uma pergunta com dois grupos de legendas personalizadas.
  • Conjunto (Aumentar, Manter, Reduzir): Permite apresentar ao participante uma lista com possíveis respostas/opções que podem receber as seguintes respostas: aumentar, manter ou reduzir.
  • Conjunto (Números)
  • Conjunto (Textos)
  • Conjunto por coluna: Semelhante a Matriz (Legendas personalizadas) (Radio), com a diferença que linhas e colunas são trocadas.
  • Matriz (Seleção de 10 Pontos): Permite apresentar ao participante uma lista com possíveis respostas/opções que podem receber uma classificação de 1 a 10.
  • Matriz (Seleção de 5 Pontos): Permite apresentar ao participante uma lista com possíveis respostas/opções que podem receber uma classificação de 1 a 5.
  • Matriz (Sim/Não/Não sei): Permite apresentar ao participante uma lista de possíveis respostas, para as quais ele pode responder ‘Sim’, ‘Não’ ou ‘Não sei’.
  • Ordem

8.2. Questões com respostas pré-definidas (Mask questions)

  • Classificação: Permite apresentar ao participante uma lista de possíveis respostas/opções, que ele pode ordenar de acordo com sua preferência.
  • Data: Permite escolher uma data.
  • Entrada numérica: Requer uma resposta que só contenha números: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0
  • Entrada numérica múltipla: Permite perguntas com múltiplas respostas com entradas numéricas.
  • Envio de arquivo: Permite que o usuário faça upload de arquivos. Você pode delimitar as extensões aceitas e o tamanho máximo do arquivo.
  • Equação: Usada em conjunto com outros tipos de questão (em geral, numéricas), exibe a resposta de uma equação previamente definida pelo administrador do questionário com base nesses outros valores informados pelo usuário. Mais informações.
  • Exposição do texto: Na verdade não é uma pergunta, pois não recebe nenhum tipo de resposta. Em geral, este tipo é usado para inserir instruções ou uma “quebra de página” visual na pesquisa. O texto exibido pode receber código HTML ou Javascript.
  • Mudança de idioma: Com essa pergunta é possível troca o idioma do questionário. Os idiomas disponíveis são exibidos ao usuário numa lista de opções.
  • Sexo: Feminino ou masculino.
  • Sim/Não: Dá opção para o participante responder Sim ou Não.

8.3. Questões de resposta única

  • Lista (Dropdown): O participante deve escolher uma resposta a partir de uma série de opções, exibidas num menu suspenso (dropdown).
  • Lista (Radio): O participante deve escolher uma resposta a partir de uma série de opções, exibidas no estilo botões de rádio (radio).
  • Lista com Comentário: A partir de uma série de opções, o participante deve escolher uma resposta. A pergunta inclui uma área para explicar a escolha.
  • Seleção de 5 pontos: Permite atribuir nota de 1 a 5.

8.4. Questões de múltipla escolha

  • Múltipla escolha: Oferece uma série de opções, permitindo ao participante escolher a resposta que achar melhor: nenhuma, uma ou mais de uma.
  • Múltipla escolha com comentário: Oferece uma série de opções, permitindo que o participante escolha a resposta que achar melhor: nenhuma, uma ou mais de uma, e ainda fazer um comentário sobre cada uma.

8.5. Texto

  • Texto livre – Curto, Longo ou Muito Longo: Permite dar respostas curtas, longas ou escrever a história da sua vida.
  • Textos Curtos Múltiplos: Permite perguntas com múltiplas respostas em texto curto.

--- Mais ---


9. Adicionando as possíveis respostas para uma pergunta

Vários tipos de perguntas requerem que seja adicionada uma lista de possíveis respostas para os participantes escolherem ou, ainda, exigem a inclusão de cabeçalhos para as respostas.

Para incluir as respostas, clique no ícone “Editar opções de resposta para esta questão” na barra de menu da questão. Note que, quando falta acrescentar respostas, um aviso é exibido na tela de status da pergunta.

--- Mais ---


10. Alterando a resposta padrão para uma pergunta

Após adicionar as possíveis respostas para uma pergunta e salvar as alterações realizadas, é possível editar as respostas padrão (default) para tal pergunta clicando no botão apropriado na barra de menu da questão (ícone destacado na figura a seguir). Neste caso, quando o questionário é aberto, as perguntas que possuem uma resposta padrão aparecem com tais informações já preenchidas/marcadas. Por padrão, não há valor padrão.


11. Definindo condições para uma pergunta

Perguntas condicionais são úteis quando é necessário diferenciar as perguntas apresentadas a diferentes grupos de usuários dentro do mesmo questionário. Em outras palavras, dependendo da resposta dada à pergunta X, queremos que as questões A, B e C sejam respondidas. Caso contrário, deverão ser mostradas as perguntas D e E. Ou, ainda, nenhuma delas deve ser mostrada. É importante atentar para o fato de que as perguntas envolvidas na definição de condições devem fazer parte do mesmo grupo de questões.

--- Veja um exemplo ilustrativo e entenda como definir questões condicionais ---


12. Mudando a ordem dos grupos de perguntas

Quando há mais de um grupo de perguntas, é possível reordená-los clicando no ícone “Propriedades do questionário”, na barra de menu do questionário. O ícone para alteração da ordem dos grupos de perguntas só estará ativo quando houver mais de um grupo.

Na tela que será exibida, basta clicar nos botões em formato de seta para alterar a ordem dos grupos. Outra opção é utilizar a caixa à direita das setas, escolhendo após qual posição deseja-se colocar tal grupo.

OBS.: Deve-se prestar atenção à existência de pré-requisitos ou condições entre perguntas, pois o sistema não permitirá colocar uma pergunta que seja pré-requisito de outra depois dela. Para isso, será preciso remover a condição antes.


13. Mudando a ordem das perguntas

Quando há mais de uma pergunta, é possível reordená-las clicando no ícone “Mudar a ordem das perguntas”, na barra de menu do grupo de questões. O ícone para alteração da ordem das perguntas só estará ativo quando houver mais de uma pergunta.

O procedimento é idêntico àquele adotado para mudar a ordem dos grupos de perguntas. Na tela que será exibida, basta clicar nos botões em formato de seta para alterar a ordem das perguntas. Outra opção é utilizar a caixa à direita das setas, escolhendo após qual posição deseja-se colocar tal questão.

Também pode-se alterar a ordem das perguntas durante sua inserção, conforme explicado na seção Adicionando as possíveis respostas para uma pergunta.

OBS.: Deve-se prestar atenção à existência de pré-requisitos ou condições entre perguntas, pois o sistema não permitirá colocar uma pergunta que seja pré-requisito de outra depois dela. Para isso, será preciso remover a condição antes.


14. Visualizando uma questão ou um grupo de questões

Tanto na barra de menu de grupos de questões quanto na barra de menu de questões, o primeiro botão exibido permite, respectivamente, visualizar um grupo ou uma questão. A visualização do grupo é mais interessante por permitir não só observar a sequência das perguntas contidas nele, mas também testar as condições existentes entre elas.

--- Veja um exemplo de teste de grupo com questões condicionais ---


15. Definindo quotas para o questionário

Uma quota é usada para definir um limite de respostas para um determinado grupo de pessoas em um questionário ativo. Alguns atributos comumente usados são, por exemplo, sexo, idade, raça, cidade/estado.

Tipos de perguntas utilizadas

No momento, apenas os seguintes tipos de perguntas estão disponíveis:

  • Sexo
  • Múltipla escolha
  • Matriz (Seleção de 5 pontos)
  • Matriz (Seleção de 10 pontos)
  • Idioma
  • Sim/Não
  • Lista (Dropdown)
  • Lista (Radio)
  • Lista com Comentário

--- Mais ---


16. Avaliação

O LimeSurvey tem a possibilidade de criar “Avaliações” no questionário. Avaliações são regras que avaliam as respostas logo depois de terem sido enviadas e, baseando-se nisso, apresentam uma mensagem.

Somente alguns tipos de questão podem fazer parte de avaliações. São eles:

  • Matriz
  • Matriz de escala dupla (Array dual scale)
  • Conjunto por coluna
  • Lista (Dropdown)
  • Lista (Radio)
  • Lista com Comentário
  • Múltipla escolha
  • Múltipla escolha com comentário

Os demais tipos são avaliados de forma especial, ou não podem integrar avaliações. Quando houver necessidade de incluir na Avaliação uma questão de um desses tipos, estude a viabilidade de trocá-lo. Em geral, eles podem ser substituídos por outros tipos compatíveis com a avaliação sem perda de dados.

Essa ferramenta está disponível no menu “Propriedades do questionário” » “Avaliações”.

IMPORTANTE: Para utilizar Avaliações no questionário, é necessário acessar o menu “Propriedades do questionário” » “Configurações gerais”, aba “Notificação e Gerenciamento de dados” e marcar a opção “Habilitar o modo de avaliação?” como 'Sim'. Caso contrário, no topo da tela seguinte será exibido um aviso conforme abaixo.

--- Mais ---


17. Expression Manager (EM) e Syntax Highlighting

O Expression Manager (EM) provê uma forma de customizar/controlar um questionário através de expressões lógicas. Ele pode ser usado, por exemplo, para

  • alterar a ordem de exibição das questões conforme as respostas já preenchidas;
  • fazer referência a questões já respondidas;
  • validação de respostas, como valores mínimo ou máximo.

Praticamente tudo que se possa escrever sob a forma de uma equação matemática é uma expressão válida, incluindo o uso de funções.

Alguns controles simples podem ser facilmente implementados com o EM - veja o exemplo usado para ilustrar o uso de questões do tipo "Equação". Contudo, seu uso requer certo conhecimento prévio de operações lógicas e outros assuntos afins, o que o torna uma ferramenta muitas vezes complicada de usar. Caso você deseje conhecer mais sobre o Expression Manager, recomendamos a leitura do Manual Oficial do LimeSurvey, em inglês.

O Syntax Highlighting é o padrão de cores usado pelo EM para destacar cada parte de uma expressão. Uma tabela explicando os elementos desse padrão também está disponível no Manual Oficial do LimeSurvey, em inglês.


18. Gerenciamento de códigos de acesso (tokens)

Em muitas ocasiões, você poderá querer convidar um grupo de pessoas para participar do questionário, acompanhar quem já terminou e ter a certeza de que cada usuário participe apenas uma vez. Os códigos de acesso, ou tokens, permitem manter esse tipo de controle sobre seu questionário, além de prover outras funcionalidades.

  • Importar uma lista de nomes e endereços de e-mail dos participantes em potencial (a partir de um arquivo CSV ou de uma query LDAP) ou adicionar/remover indivíduos manualmente.
  • Gerar um código de acesso único para cada participante.
  • Enviar um convite por e-mail para cada pessoa de sua lista, seja em grupo, seja individualmente.
  • Enviar um lembrete por e-mail para cada pessoa de sua lista que ainda não tenha respondido o questionário, em grupo ou individualmente.
  • Acompanhar quem de sua lista já respondeu.
  • Restringir o acesso das pessoas que não receberam um código e daquelas que possuem um código, mas já responderam o questionário.
  • Editar/alterar qualquer detalhe em sua lista.
  • Criar templates para os e-mails de convite e lembrete.

Os códigos de acesso precisam ser ativados para serem utilizados num questionário. Depois da ativação, as únicas pessoas que poderão acessar o questionário serão aquelas que receberem um código.

Algumas configurações de tokens encontram-se nas configurações gerais do questionário. Veja a seção Código de acesso (Tokens). Por exemplo, se a opção “Permitir inscrição pública?” for habilitada, qualquer pessoa poderá se registrar para receber via e-mail um token gerado automaticamente pelo sistema.

OBS.: Quando os códigos de acesso são combinados a um questionário definido como “não anônimo”, a lista de códigos pode ser usada para encontrar a resposta de um determinado participante. Entretanto, quando um questionário é anônimo, mesmo havendo um código de acesso atribuído a cada participante, não há ligação entre a tabela de códigos e as respostas, garantindo o anonimato das respostas. Por outro lado, um questionário anônimo não terá garantida a unicidade das respostas por usuário, pois permitirá que acessos repetidos com o mesmo código de acesso gerem novas entradas na tabela de respostas.

--- Mais ---


19. Editando modelos de e-mail

Opção disponível dentro de cada questionário. Ao clicar em “ Ativar/editar códigos de acesso para o questionário”,

indo no ícone é possível “Editar modelos de e-mail”, definindo um texto padrão para cada modelo.

Dessa forma, todo e-mail enviado a partir do sistema para os participantes cadastrados na tabela com código de acesso terá o texto padronizado.

--- Descrição dos campos ---


20. Testando um questionário

Pode-se visualizar e testar um questionário durante a sua criação através do botão “Testar o Questionário”, na na barra botões do questionário. Isso não ativará o questionário, e as respostas fornecidas não serão salvas.


21. Ativando um questionário

Ao concluir a estrutura do questionário, deve-se ativá-lo. O questionário é ativado, clicando-se no botão “Ativar Questionário” da barra de Questionário. Se o ícone não estiver aparecendo, é porque o questionário ainda não está pronto para ser ativado. Depois de clicar nele, o LimeSurvey vai executar uma rápida consistência para certificar-se que o questionário funcione corretamente.

Ativar um questionário implica em:

  1. Criar uma tabela no banco de dados MySQL separada para conter todas as respostas.
  2. Permitir às pessoas entrar com dados naquela tabela e dar acesso a outros aspectos do questionário, incluindo browse e recursos de código de acesso.
  3. Dar-lhe permissão aos recursos dos códigos de acesso. Depois que o questionário for ativado, o botão “Ativar/editar códigos de acesso para o questionário” ficará disponível.(Ver seção Códigos de Acesso)
  4. Se o questionário foi definido como “Não anônimo”, aparecerá uma mensagem perguntando se deseja mudar para o modo restrito, quando então uma tabela de códigos de acesso será criada automaticamente.

Antes de ativar o questionário, deve-se observar algumas regras:

--- REGRAS ---


22. Executando um questionário com segurança

Depois que o questionário for ativado e já estiver recebendo as respostas, vale a pena considerar os seguintes pontos:

  • Exportar a estrutura do questionário (ver figura abaixo) imediatamente e salvar o arquivo .csv file em lugar seguro.

  • Regularmente, visitar a tela de “browse” (ver figura abaixo) para exportar as respostas recebidas e manter uma cópia do arquivo.

  • Procurar não fazer alterações no questionário. Algumas partes do questionário continuam podendo ser modificados mesmo ele tendo sido ativado, e apesar disso não causar problemas, é melhor ter cautela. Teste detalhadamente seu questionário antes de ativá-lo e tente deixá-lo exatamente como está.
  • Se tiver acesso ao phpMyAdmin ou recurso similar, faça backups regularmente de todo o banco de dados (estrutura e dados). Se o pior acontecer e todo o banco for perdido, será possível recriá-lo, importar as tabelas do backup e o LimeSurvey muito provavelmente poderá recomeçar de onde parou.

23. Alterando um questionário ativo via importação

Questionários ativos só podem sofrer modificações mínimas em alguns campos texto. Caso seja necessário incluir ou remover perguntas e/ou respostas, o LimeSurvey tem as funções Importação VV e Exportação VV, que podem ser usadas para mover todos os resultados de uma pesquisa para outra. Importação VV e Exportação VV também podem ser usadas para combinar resultados de questionários que rodaram em mais de um servidor, ou seja, que tem resultados armazenados em diferentes servidores.

--- Mais ---


24. Visualizando resultados de questionários

A função “Visualizar as respostas do questionário” pode ser utilizada para, após o questionário ter sido ativado, obter informações sobre as respostas enviadas até o momento, a fim de visualizar, editar ou exportar as respostas.

Ao clicar nesse botão, a tela principal, “Mostrar informações resumidas”, será exibida, informando a quantidade de respostas para o questionário até o momento:

  • O número total de respostas gravadas: completas e incompletas
  • O número total de respostas recebidas (enviadas)
  • O número total de respostas incompletas gravadas

Respostas incompletas são registros de respostas que ainda não foram enviadas e podem ocorrer nas seguintes situações: quando um participante usa a função “Salvar até o momento, mas não enviar”, ou quando um operador usa o recurso de entrada de dados sem '”Finalizar o envio'”, ou ainda, quando há uma falha na finalização do questionário de um participante por um problema no browser, por exemplo.

Clicando no ícone “Mostrar respostas“ como abaixo, você acessará o banco de dados de respostas da pesquisa.

Ao encontrar o registro na tabela, selecione o ícone correspondente desejado na coluna “Ações” para poder ver detalhes, editar ou remover o registro.

--- Mais ---


25. Fechando um questionário

Há 2 formas de se encerrar um questionário, cada uma prestando a um objetivo diferente:

a) Desativação - Clique em “Desativar o Questionário” na barra de botões “Questionário”. --- mais detalhes ---

b) Expiração - Entre para editar os detalhes do questionário, escolha “Expirar?” e preencha a “Data para Expirar”. --- mais detalhes ---


26. Entrada de dados

Abra a tela de Entrada de Dados, clicando no ícone.

Essa função não deverá estar disponível aos participantes de seu questionário. Seu objetivo é dar entrada em uma massa de dados de questionários finalizados, e para isso foi projetada para digitação, usando tabs, barra de espaço, setas, teclado numérico etc.

Teclas de Atalho:

  • Tecla Tab: mover para a próxima pergunta
  • Tecla Shift + Tecla Tab: volta para a pergunta anterior

A opção “Finalizar envio de respostas” finaliza a gravação dos registros ao:

  • Adicionar a data de envio ao registro, o que vai deixar o questionário finalizado disponível para questões de visualização de respostas ou computação de estatísticas.
  • Marcar o código de acesso como já usado (se o questionário tiver código de acesso).

Se a opção “Finalizar envio de respostas” não for marcada, a resposta será considerada como ‘não preenchida completamente’ e o código de acesso permanecerá disponível para outro participante.


27. Estatísticas

Depois de o questionário ter sido ativado, a partir de sua barra de Administração, e depois de clicar no botão Visualizar as respostas do questionário, chega-se à tela com o ícone em forma de gráfico, para gerar Estatísticas.

O que é esse recurso de Estatísticas?

Digamos que você tenha um questionário em andamento ou já finalizado e deseje analisar os resultados. O LimeSurvey pode carregar todos os resultados numa planilha Excel (ou arquivo CSV ou um arquivo Microsoft Word) para que você possa trabalhar como preferir. Opcionalmente, é possível também usar a Estatística do sistema e obter informações úteis a partir dela.

Este recurso permite filtrar seus dados e recuperar números e resumos de diferentes campos do questionário. O sistema não oferece filtros com alto grau de complexidade, mas você pode se surpreender com o tipo de informação que pode ser facilmente obtido. --- clique aqui para continuar lendo ---


28. Exportando um questionário

Naturalmente, tendo concluído um questionário com dezenas de perguntas que lhe tomaram 5 dias para criar, você deve desejar fazer um backup. O botão Exportar o questionário na barra de botões do questionário irá carregar todos os grupos de perguntas, perguntas, opções de respostas e condições do seu questionário em um arquivo padrão CSV. Esse arquivo poderá ser usado novamente depois, usando a função 'Importar Pesquisa'. O arquivo não contém as respostas enviadas. Estas só podem ser exportadas de pesquisas ativadas pelo menu Visualizar as respostas do questionário – Exportar resultados para aplicativo.


29. Exportando resultados

Para exportar respostas, clique no botão “Exportar resultados para aplicativo” da tela de visualização das respostas. Será apresentada uma nova janela, mostrando as várias opções de exportação.

A tela de exportação também permite escolher quais campos serão exportados, e caso o questionário não seja anônimo, ainda possibilita associar a informação de código de acesso, nome, sobrenome, e-mail e atributos a cada resposta.


30. Gerenciamento de usuários

Ao clicar no ícone (Criar/Editar Usuários) você chega ao Gerenciamento de Usuários.

Aqui é possível criar, editar ou apagar usuários existentes, além de atribuir-lhes direitos ou permissões de acesso à Administração de Pesquisa. Esses direitos determinam se um usuário pode:

  • Criar pesquisas
  • Configurar pesquisas
  • Criar usuários
  • Mover usuários
  • Apagar usuários
  • Gerenciar modelos
  • Gerenciar legendas

31. Gerenciamento de grupo de usuários

Ao clicar no ícone (Criar/Editar grupos) você chega ao Gerenciamento de Grupos de Usuários.

Grupos podem ser uma unidade organizacional num determinado momento. Não há direitos associados ao grupo, porém ao colocar usuários num grupo, o Administrador do Questionário pode dar acesso de administração ao questionário usando grupos, bem como enviar e-mail a todos os usuários daquele grupo com um só clique. Assim, a utilização de Grupos pode ser particularmente útil para dar ou manter acesso a questionários específicos. Em outras palavras, você pode incluir usuários ou grupos específicos em pesquisas específicas, limitando dessa forma o acesso àquele questionário.

Como fazer:

  • Entre no sistema como Administrador com plenos direitos
  • Selecione o questionário à qual serão atribuídos os direitos
  • Clique no botão “Opções de Segurança do Questionário”. Isso lhe levará a uma tela onde é possível associar qual usuário ou grupo terá direitos de acesso àquele questionário.

32. Opções de segurança do questionário

Botão disponível na barra de menu do questionário, ao lado do botão de Ativação. A partir dele, é possível adicionar outros usuários/grupos que poderão ter acesso à parte de administração pesquisa.


33. Trabalhando com backups

Se o questionário foi fechado acidentalmente

Se, por alguma razão, for necessário reaver os dados depois de encerrar um questionário, só será possível se tiver sido feito um backup do questionário anteriormente.

--- Clique aqui para continuar lendo ---


34. Glossário

COOKIES: Cookies são pequenos arquivos de dados transferidos de um site da web para o disco do seu computador. É uma informação que um servidor web pode armazenar temporariamente junto a um browser.

Uma aplicação prática disto é no comércio via Internet. Suponhamos que alguém entre em uma loja virtual, faça várias seleções para compra e vá navegar em outros sites. Ao voltar ao site de venda, todas as suas seleções terão sido mantidas e ele poderá então fechar o seu negócio ou fazer mais aquisições.

As informações são guardadas pelo browser e não pelo servidor web. Ficaria muito mais difícil para um servidor se lembrar dos milhares de browsers que o acessaram recentemente e exatamente o que cada um deles fez ou selecionou.

Os cookies são enviados para o seu browser e mantidos na memória. Ao encerrar a sua sessão com seu browser, todos os cookies que ainda não expiraram são gravados em um arquivo (cookie file).

Muitas pessoas julgam que os cookies possam ser usados pelo servidor para obter informações a seu respeito ou invadir o seu disco rígido e obter dados a partir de lá, o que não é verdade. Todas as informações gravadas em um cookie são informações que você forneceu voluntariamente ao servidor, de uma forma ou de outra.

No caso do LimeSurvey, o cookie serve para evitar que um questionário seja respondido repetidas vezes por um mesmo computador.

ENDEREÇO IP: Sigla para Internet Protocol, que é o protocolo utilizado pela rede Internet para enviar e receber pacotes de informações. É como um número de identidade que cada computador recebe toda vez que se conecta à internet. Este número, em conjunto com data e hora, pode ser utilizado para detectar de onde o internauta se conectou.

Um exemplo de endereço IP é 206.98.23.16. Cada um dos 4 números dentro do endereço IP assume valores entre 1 e 255. Como são difíceis de lembrar, muitos também têm equivalentes em texto, como por exemplo: www.brasil.gov.br ou www.blackbox.com.br.

EXPRESSÕES REGULARES: Uma expressão regular, em Informática, define um padrão a ser usado na formação de grupos de palavras. É um meio preciso de se fazer buscas de determinadas porções de texto, por exemplo. Uma expressão regular é uma combinação de letras e/ou dígitos e/ou símbolos que juntos dão origem a uma informação – um nome, um email, telefone, código de endereçamento postal (CEP), CPF, CNPJ etc. Expressões regulares devem começar com ”/“. Pode-se encontrar uma boa biblioteca de expressões regulares no site http://www.regxlib.net/. Esses padrões sempre irão funcionar se envolvidos pela barra “/”.

Exemplos:

Validação de e-mail:

/(\w[-._\w]*\w@\w[-._\w]*\w\.\w{2,3})/

Hora válida:

/^([01][0-9]|2[0-3]|24)(?(?⇐24):00|:[0-5][0-9])$/ /^[0-9]{4}/

HTML: A sigla HTML deriva da expressão inglesa HyperText Markup Language - Linguagem de Formatação de Hipertexto. Trata-se de uma linguagem de marcação utilizada para produzir páginas na Internet. De modo geral são documentos de texto escritos em códigos que podem ser interpretados pelos browsers (navegadores) para exibir as páginas da World Wide Web.

SPSS: É um software aplicativo (programa de computador) do tipo científico, acrônimo de Statistical Package for the Social Sciences - pacote estatístico para as ciências sociais, de apoio a tomada de decisão que inclui: aplicação analítica, Data Mining, Text Mining e estatística, que transformam os dados em informações importantes proporcionando redução de custos e aumento da lucratividade.

O SPSS Data Editor é útil para fazer testes estatísticos, tais como os testes da correlação,multicolinearidade, e de hipóteses; pode também providenciar ao pesquisador contagens de freqüência, ordenar dados, reorganizar a informação, além de servir como um mecanismo de entrada dos dados, com rótulos para pequenas entradas.

URL: A URL, ou Uniform Resource Locator (localizador de recursos uniforme), é uma indicação do protocolo e do endereço para acessar informações na Internet. Em outras palavras, é um nome que identifica documentos e serviços na Internet. Ela mostra a localização de um arquivo em determinado computador, bem como a forma de atingi-lo. Por exemplo: digamos que você estivesse visitando o seguinte endereço: http://www.ifrj.edu.br/. Esta é a URL da página.


FAQ: Perguntas mais frequentes

  • Como configurar uma data de abertura do questionário para respostas?
    • A opção Data de início encontra-se na guia Controle de acesso e publicação, que pode ser acessada diretamente durante a criação do questionário. Após sua criação, ela está disponível na guia de mesmo nome, dentro do menu “Propriedades do questionário” » “Configurações gerais”.
  • Como configurar uma data de encerramento do questionário para respostas?
    • A opção Data de expiração encontra-se na guia Controle de acesso e publicação, que pode ser acessada diretamente durante a criação do questionário. Após sua criação, ela está disponível na guia de mesmo nome, dentro do menu “Propriedades do questionário” » “Configurações gerais”.
  • A partir de qual endereço (URL) os usuários acessarão meu questionário?
    • A URL do questionário para acesso dos usuários encontra-se na sua tela de status, no campo URL do questionário.
  • Como fazer um melhor controle das inscrições e respectivas respostas?
    • A medida mais simples para um controle mais eficaz das inscrições e respostas é habilitar o uso de códigos de acesso.
    • Caso deseje que qualquer pessoa possa se inscrever no seu questionário, basta marcar a opção Permitir inscrição pública? como 'SIM' (mais detalhes também em códigos de acesso). Esta configuração pode ser habilitada mesmo quando são utilizados códigos de acesso.
    • Medidas adicionais estão descritas no item seguinte: “Como permitir que os usuários editem suas respostas, garantindo que cada um tenha apenas um registro na tabela de respostas?”.
  • Como permitir que os usuários editem suas respostas, garantindo que cada um tenha apenas um registro na tabela de respostas?
    • Caso você deseje permitir a edição das respostas submetidas garantindo que cada usuário tenha apenas um registro na tabela de respostas, é necessário que seu questionário NÃO seja anônimo e que as opções “Habilitar a persistência das respostas baseadas em códigos de acesso?” e “Permitir editar respostas após completar questionário?” estejam marcadas como 'SIM'. Além disso, é necessário habilitar o uso de códigos de acesso.
    • Se o questionário for anônimo ou se a opção “Habilitar a persistência das respostas baseadas em códigos de acesso?” estiver desabilitada, marcar a opção “Permitir editar respostas após completar questionário?” como 'SIM' fará com que acessos repetidos com o mesmo código de acesso gerem novas entradas na tabela de respostas. Em outras palavras, a unicidade das respostas por usuário não será garantida.
    • Para mais informações sobre como implantar este tipo de solução, consulte Criando um questionário >> Código de acesso (Tokens).
  • Quando o questionário possui questões do tipo “envio de arquivo”, existe uma maneira de realizar, de uma só vez, o download de todos os arquivos enviados separados por pastas, cada uma delas correspondendo a uma linha na tabela de respostas?
    • Não. O LimeSurvey sempre agrupa os arquivos selecionados para download numa pasta única, baixada no formato .zip. A diferenciação dos arquivos é feita por identificadores em seus nomes, no padrão num1_num2_nomeOriginal, onde num1 é o id da resposta e num2 é um identificador do arquivo dentro de cada resposta.
  • Como posso incluir ou remover idiomas adicionais?
    • Uma vez criado o questionário, ao entrar no modo de edição de suas Configurações gerais pode-se incluir ou remover “Idiomas adicionais”. É importante lembrar que, quando um idioma é removido de um questionário, todo o conteúdo referente a ele também é apagado permanentemente.