Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
dgti:servicos:antivirus [12/07/2022 16:55]
rafael.souza [Orientações iniciais]
dgti:servicos:antivirus [02/10/2023 09:24] (atual)
rafael.souza [Instruções para instalação]
Linha 2: Linha 2:
 {{:​dgti:​servicos:​eset-logo-1024x640.jpg?​nolink&​200|}} {{:​dgti:​servicos:​eset-logo-1024x640.jpg?​nolink&​200|}}
  
----- 
-<WRAP center round important 30%> 
-Esta página está em desenvolvimento :-P 
-</​WRAP>​ 
 ---- ----
  
 ===== Informações Gerais ===== ===== Informações Gerais =====
  
-O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro substituiu o antivírus Kaspersky Endpoint Security pela solução de gerenciamento de ameaças digitais **ESET Endpoint Antivirus**. Este novo sistema busca facilitar o controle de malwares e outras ameaças aos dados institucionais dos usuários das tecnologias e serviços, prevenindo e reportando à DGTIC eventuais incidentes de segurança da informação.+O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro substituiu o antivírus Kaspersky Endpoint Security pela solução de gerenciamento de ameaças digitais **ESET Endpoint Antivirus**. Este novo sistema busca facilitar o controle de //malwares// e outras ameaças aos dados institucionais dos usuários das tecnologias e serviços, prevenindo e reportando à DGTIC eventuais incidentes de segurança da informação.
  
 ---- ----
Linha 16: Linha 12:
 ===== Pré-requisitos ===== ===== Pré-requisitos =====
  
-Computador ​                         | Desktops e Laptops institucionais identificados e com acesso à Internet ​ | +Computador ​                         | Desktops e Laptops institucionais identificados e com acesso à Internet ​ | 
-Sistema Operacional ​              | Microsoft Windows 10 Enterprise LTSC (64-bits) ​          |+Sistema Operacional ​              | Microsoft Windows 10 Enterprise LTSC (64-bits) ​          |
  
 ---- ----
Linha 23: Linha 19:
 ===== Como solicitar ===== ===== Como solicitar =====
  
-A instalação da aplicação de antivírus ocorre automaticamente por Group Policy Object, entretanto, devido ao alto tráfego de dados entre os //campi// e Reitoria o serviço poderá demorar mais tempo que o desejado. Ademais, outros fatores poderão atrasar na implementação do software nos computadores,​ como baixa utilização,​ conectividade limitada, softwares antivírus em execução, sistema operacional incompatível,​ entre outros.+A instalação da aplicação de antivírus ocorre automaticamente por //Group Policy Object//, entretanto, devido ao alto tráfego de dados entre os //campi// e Reitoria o serviço poderá demorar mais tempo que o desejado. Ademais, outros fatores poderão atrasar na implementação do //software// nos computadores,​ como baixa utilização,​ conectividade limitada, ​//softwares// antivírus em execução, sistema operacional incompatível,​ entre outros.
  
-A instalação e manutenção do software antivírus nos equipamentos institucionais é de responsabilidade das Coordenações de Suporte de Tecnologia da Informação e Comunicação dos //campi// sob supervisão da Reitoria.+A instalação e manutenção do //software// antivírus nos equipamentos institucionais é de responsabilidade das Coordenações de Suporte de Tecnologia da Informação e Comunicação dos //campi// sob supervisão da Reitoria.
  
-De modo a tornar célere a instalação e proteção dos ativos de TIC entre os campi e Reitoria, você encontrará nesta página a solução já configurada e seu guia de instalação para uso no IFRJ.+De modo a tornar célere a instalação e proteção dos ativos de TIC entre os //campi// e Reitoria, você encontrará nesta página a solução já configurada e seu guia de instalação para uso no IFRJ.
  
 ---- ----
Linha 33: Linha 29:
 ===== Orientações iniciais ===== ===== Orientações iniciais =====
  
-Antes de realizar a instalação do ESET Endpoint Antivirus, certifique-se de que o software antivírus anterior - Kaspersky Enpoint Security, foi removido adequadamente do computador. Para isso, execute a ferramenta de remoção avançada através do link a seguir: [[dgti:​suporte_do_campus:​procedimento-local:​antivirus|Remoção do Kaspersky]].+Antes de realizar a instalação do ESET Endpoint Antivirus, certifique-se de que o //software// antivírus anterior - Kaspersky Enpoint Security, foi removido adequadamente do computador. Para isso, execute a ferramenta de remoção avançada através do //link// a seguir: [[dgti:​suporte_do_campus:​procedimento-local:​antivirus|Remoção do Kaspersky]].
  
-O acesso às configurações do ESET Endpoint Antivirus é permitido apenas aos servidores das CSTIC, para tanto, o link a seguir fornece instruções privilegiadas:​ [link a inserir]+O acesso às configurações do ESET Endpoint Antivirus é permitido apenas aos servidores das CSTIC, para tanto, o //link// a seguir fornece instruções privilegiadas ​no uso do //​software//​ institucional: [[dgti:​suporte_do_campus:​procedimento-local:​eset|]]
  
 ---- ----
Linha 41: Linha 37:
 ===== Instruções para instalação ===== ===== Instruções para instalação =====
  
-1. Acesse ​diretório compartilhado ''​\\intranet\NETLOGON\ESET_AGENT\ESET_Endpoint_Antivirus_IFRJ\''​ e copie a aplicação ''​Instalador_ESET_Endpoint_Antivirus_9.1.2051.0_64-bit''​ para o disco local do computador:+1. Realize ​//​download//​ da aplicação ''​Instalador_ESET_Endpoint_Antivirus_10.1.2050.0_64-bit''​ para o disco local do computador:
  
 {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-01.png?​nolink|}} {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-01.png?​nolink|}}
Linha 54: Linha 50:
 {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-03.png?​nolink|}} {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-03.png?​nolink|}}
  
-4. Caso seja encontrado algum software incompatível,​ desinstale-o e avance para a etapa seguinte:+4. Caso seja encontrado algum //software// incompatível,​ desinstale-o e avance para a etapa seguinte:
  
 {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-04.png?​nolink|}} {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-04.png?​nolink|}}
Linha 60: Linha 56:
 {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-05.png?​nolink|}} {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-05.png?​nolink|}}
  
-5. O software antivírus será instalado no disco local. Aguarde alguns instantes para a cópia dos arquivos:+5. O //software// antivírus será instalado no disco local. Aguarde alguns instantes para a cópia dos arquivos:
  
 {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-06.png?​nolink|}} {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-06.png?​nolink|}}
Linha 68: Linha 64:
 {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-07.png?​nolink|}} {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-07.png?​nolink|}}
  
-7. Aguarde a inicialização do software, da atualização dos módulos de segurança e da aplicação das políticas. Após os itens terem sido concluídos,​ reinicie o computador para que todas as alterações tenham efeito imediato.+7. Aguarde a inicialização do //software//, da atualização dos módulos de segurança e da aplicação das políticas. Após os itens terem sido concluídos,​ reinicie o computador para que todas as alterações tenham efeito imediato.
  
 {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-08.png?​nolink|}} {{:​dgti:​servicos:​eset-instalacao-08.png?​nolink|}}