Antivírus Institucional - ESET Endpoint Antivirus


Informações Gerais

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro substituiu o antivírus Kaspersky Endpoint Security pela solução de gerenciamento de ameaças digitais ESET Endpoint Antivirus. Este novo sistema busca facilitar o controle de malwares e outras ameaças aos dados institucionais dos usuários das tecnologias e serviços, prevenindo e reportando à DGTIC eventuais incidentes de segurança da informação.


Pré-requisitos

Computador Desktops e Laptops institucionais identificados e com acesso à Internet
Sistema Operacional Microsoft Windows 10 Enterprise LTSC (64-bits)

Como solicitar

A instalação da aplicação de antivírus ocorre automaticamente por Group Policy Object, entretanto, devido ao alto tráfego de dados entre os campi e Reitoria o serviço poderá demorar mais tempo que o desejado. Ademais, outros fatores poderão atrasar na implementação do software nos computadores, como baixa utilização, conectividade limitada, softwares antivírus em execução, sistema operacional incompatível, entre outros.

A instalação e manutenção do software antivírus nos equipamentos institucionais é de responsabilidade das Coordenações de Suporte de Tecnologia da Informação e Comunicação dos campi sob supervisão da Reitoria.

De modo a tornar célere a instalação e proteção dos ativos de TIC entre os campi e Reitoria, você encontrará nesta página a solução já configurada e seu guia de instalação para uso no IFRJ.


Orientações iniciais

Antes de realizar a instalação do ESET Endpoint Antivirus, certifique-se de que o software antivírus anterior - Kaspersky Enpoint Security, foi removido adequadamente do computador. Para isso, execute a ferramenta de remoção avançada através do link a seguir: Remoção do Kaspersky.

O acesso às configurações do ESET Endpoint Antivirus é permitido apenas aos servidores das CSTIC, para tanto, o link a seguir fornece instruções privilegiadas no uso do software institucional: ESET Endpoint Antivirus - Configurações Avançadas


Instruções para instalação

1. Realize o download da aplicação Instalador_ESET_Endpoint_Antivirus_10.1.2050.0_64-bit para o disco local do computador:

2. Execute a aplicação com privilégios administrativos:

3. Selecione a caixa Quero desinstalar produtos de segurança incompatíveis e avance para a etapa seguinte:

4. Caso seja encontrado algum software incompatível, desinstale-o e avance para a etapa seguinte:

5. O software antivírus será instalado no disco local. Aguarde alguns instantes para a cópia dos arquivos:

6. Após a instalação bem-sucedida, avance a etapa para finalizar:

7. Aguarde a inicialização do software, da atualização dos módulos de segurança e da aplicação das políticas. Após os itens terem sido concluídos, reinicie o computador para que todas as alterações tenham efeito imediato.


Acordo de serviço

A solução de segurança digital ESET Enpoint Antivírus é de uso exclusivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, devendo sua utilização atender às demandas educacionais e profissionais dos seus usuários. O uso indevido da aplicação poderá causar danos irreparáveis aos sistemas e ativos institucionais, à privacidade dos usuários e à comunidade acadêmica, bem como aos princípios de segurança da informação.


Disponibilidade

O serviço está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana).