O topo do portal IFRJ possui 4 itens, descritos a seguir.
Em geral, a criação de uma nova área de conteúdo no portal institucional inclui a criação de um novo tipo de conteúdo, definição de termos taxonômicos, criação de menus etc.. O passo-a-passo a seguir é um roteiro para criar novas páginas de conteúdo com menus associados. Algumas dessas etapas também podem ser seguidas de forma isolada, quando é necessário realizar alterações em algum elemento já existente no sistema.
Este roteiro se aplica tanto a áreas de conteúdo vinculadas à home do portal quanto a hotsites.
Utilize esta seção caso esteja interessado em acesso rápido a procedimentos isolados do gerenciamento de usuários. Logo abaixo, alguns termos relevantes para esse assunto são definidos.
ATENÇÃO! A política adotada até o momento no novo portal recomenda que os perfis sejam individualizados por servidor, evitando a criação de contas identificadas por siglas de setores.
ATENÇÃO! As permissões podem ser atribuídas diretamente ao perfil de um usuário ou a um papel.
TÓPICOS DISPONÍVEIS:
A listagem com todas as publicações do portal é acessada através do menu administrativo Conteúdo. A tela é dividida em três regiões: filtros para exibição (Mostrar apenas itens que), ações (Opções de atualização) e a tabela com a listagem em si.
No final da tela está disponível a paginação.
Saiba mais sobre gerenciamento de conteúdo.
Atualmente, alguns tipos de conteúdo estão com a tradução habilitada. A forma correta de se criar e gerenciar páginas com tradução está disponível em Tradução.
Caso a tradução ainda não esteja habilitada para o tipo de conteúdo desejado, proceda conforme segue.
De acordo com a documentação do Drupal 7, o módulo views permite criar, gerenciar e exibir listas de conteúdo. Cada uma dessas listas é chamada de view, e o resultado exibido por uma view é chamado de display. Um display pode ser um bloco ou uma página, e uma única view pode conter vários displays.
Atualmente há diversas views no portal - por exemplo, para exibir notícias, eventos e banner rotativo; no hotsite dos campi; nas páginas agregadoras “Conselhos Consultivos”, “Comitês e Comissões”, “Pró-Reitorias e Diretorias” e cursos; na página “Publicações” etc.. Acesse a página Criação e Configuração de Views para obter informações pertinentes e conhecer alguns desses exemplos.
Para uma publicação ser exibida no bloco banner, ela precisa cumprir as três condições a seguir simultaneamente.
ATENÇÃO! É importante que a imagem a ser exibida no banner seja inserida no momento em que a publicação é criada. Caso isso não seja feito, uma imagem cinza aparecerá no banner na posição dedicada a essa publicação.
A imagem inserida no campo “Banner” aparecerá apenas nesse bloco. Por sua vez, a imagem exibida no corpo da publicação é aquela inserida no campo “Image”. Veja um exemplo na figura abaixo.
Para que uma publicação deixe de ser exibida no bloco banner, basta editá-la e desmarcar o termo “banner”. Essa é a forma correta, e os editores devem ser orientados a executá-la. Ao proceder assim, a publicação continua sendo listada dentre as notícias do portal e o funcionamento do banner não é prejudicado.
Ctrl
e selecione os demais termos. Atente para o fato de que a quantidade máxima de termos que podem ser selecionados é determinada no próprio campo, nas configurações do tipo de conteúdo em questão. Mais informações em Criação de Páginas de Conteúdo.