PC-002 - Gerir Pagamento
1. Objetivo e campo de aplicação
O processo de Gerir Pagamento é executado após o processo Gerir OS. No processo Gerir Pagamento os itens de serviço realizados serão pagos. O Fiscal Requisitante deverá entrar no Redmine e abrir as demandas do fluxo de pagamento para dar início a um novo processo de pagamento. Consultar o manual tarefas_fiscal_requisitante_manual_pagamento.pdf.
2. Entradas do Processo
Relatório de Atividades Concluídas, Edital e DMS
3. Saídas do Processo
Nota Fiscal e Pagamento
4. Documentos de Referência
Instrução Normativa MP/SLTI Nº 04 de 11 de setembro de 2014.
5. Termos e Abreviações
DMS Documento de Métricas de Serviço
PC Processo de Contratação
6. Ator Responsável Atividades
PC 2.1 - Enviar Relatório de Atividades Concluídas Preposto É através dessa atividade que o Preposto envia o relatório de atividades que foram concluídas, ou seja, itens de serviço que tiveram suas Ordens de Serviço concluídas e que já tiveram seu Termo de Recebimento Definitivo emitido. O Preposto deverá enviar o relatório por email, para o Fiscal Requisitante do Contrato.
PC 2.2 - Abrir Fluxo no Redmine Fiscal Técnico e Fiscal RequisitanteO fluxo de atividades PC - Pagamento será aberto no Redmine, com todas as tarefas a serem atendidas no Fluxo de Pagamento. O relatório recebido deverá ser anexado a essa tarefa do Redmine. Consultar o manual manual_abertura_fluxo_gerir_pagamento.pdf.
PC 2.3 - Analisar Relatório de Atividades Concluídas Fiscal Técnico e Fiscal Requisitante O relatório de atividades será validado pelos Fiscais Técnico e Requisitante. Essa análise é realizada através das tarefas PC - Análise Técnica e PC - Análise Requisitante, do Redmine. O relatório recebido deverá ser anexado a essa tarefa do Redmine. Se os fiscais não concordarem com as informações que constam no relatório entregue, eles deverão solicitar ao Preposto que corrija o relatório e o entregue novamente (Vide PC 2.3 - Corrigir Relatório).
PC 2.4 - Corrigir Relatório Preposto É através dessa atividade que o Preposto irá realizar os ajustes no relatório de atividades, após solicitação de ajustes vinda dos Fiscais. Essa atividade é realizada na própria tarefa PC - Envia Relatório, do Redmine. Os fiscais deverão reabrí-la e incluir as informações para ajustes necessários e o Preposto irá fazer seu atendimento novamente nessa atividade.
PC 2.5 - Autorizar Emissão da Nota Fiscal Gestor do Contrato Após a aprovação do relatório pelos Fiscais, o Gestor do Contrato irá autorizar o Preposto a emitir a Nota Fiscal relativa às atividades concluídas que constam no Relatório. Essa atividade é realizada através da tarefa PC - Autoriza Emissão, do Redmine. Consultar o manual tarefas_gestor_contrato_manual_gerir_pagamento.pdf.
PC 2.6 - Emitir Nota Fiscal Preposto É através dessa atividade que o Preposto fará a emissão da nota fiscal dos itens de serviços prestados, isso é feito através da tarefa PC - Emite Nota, do Redmine. Os itens de serviço que farão parte da nota fiscal serão os que foram enviados no Relatório de Atividades concluídas. Consultar o manual tarefas_preposto_manual_pagamento.pdf.
PC 2.7 - Verificar Nota Fiscal Fiscal Técnico e Fiscal Requisitante A nota emitida deverá ser conferida. Os itens de serviço deverão ser comparados com os realizados. O valor dos itens de serviço deverá ser comparado com o valor definido no Edital. Essa verificação é realizada através da tarefa PC - Verifica Nota, do Redmine. Se os fiscais não concordarem com as informações que constam na nota emitida, eles deverão solicitar ao Preposto que corrija os dados e emita a nota novamente. (Vide PC 2.7 - Corrigir Nota Fiscal).
PC 2.8 - Corrigir Nota Fiscal Preposto É através dessa atividade que o Preposto irá realizar os ajustes na nota fiscal, após solicitação de ajustes vinda dos Fiscais. Essa atividade é realizada na própria tarefa PC - Emite Nota, do Redmine. Os fiscais deverão reabrí-la e incluir as informações para ajustes necessários e o Preposto irá fazer seu atendimento novamente nessa atividade.
PC 2.9 - Verificar Regularidades Fiscal Administrativo Ao atender essa atividade, o Fiscal verifica se a empresa contratada está em dia com as suas obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias, consultando o sistema SICAF e verificando a situação da empresa contratada. Essa atividade é realizada através da tarefa PC – Verifica Regularidades, do Redmine.
PC 2.10 - Informar Irregularidades Encontradas Fiscal Administrativo Se o Fiscal Administrativo encontrar irregularidades ao fiscalizar a empresa contratada, as irregularidades deverão ser incluídas na tarefa PC - Verifica Regularidades, do Redmine. O Presposto é observador dessa tarefa, ele deverá providenciar os ajustes necessários.
PC 2.11 - Providenciar Adequações Preposto O Preposto, ao ser informado das irregularidades encontradas relativas à empresa, deverá providenciar seus ajustes e informar que os ajustes foram realizados, para que somente então o Fiscal Administrativo realize uma nova consulta ao SICAF, para verificar se a empresa já se encontra regularizada.
PC 2.12 - Atestar Nota Fiscal Gestor do Contrato É através dessa atividade que o Gestor do Contrato irá fazer a validação das informações constantes na nota fiscal. Essa atividade é realizada através da tarefa PC – Atesta Nota, do Redmine. Caso o Gestor encontre não conformidades na nota emitida, a tarefa PC - Emite Nota deverá ser reaberta pelo Gestor do Contrato e os ajustes a serem feitos deverão ser listados nessa tarefa para que o Preposto seja informado das não conformidades e providencie uma nova nota fiscal. (Vide PC 2.7 - Corrigir Nota Fiscal). Essa atividade é atendida através da tarefa Atesta Nota, do Redmine.
PC 2.13 - Liquidar Nota Fiscal Área Financeira Essa atividade coloca a nota fiscal recebida em liquidação, para posterior pagamento. Se o Gestor do Contrato indicou glosas a serem aplicadas na nota, essas glosas serão aplicadas antes da liquidação da nota fiscal pela Área Financeira. Essa atividade é atendida pela tarefa PC – Liquida Nota, do Redmine. Consultar o manual tarefas_area_financeira_manual_pagamento.pdf.
PC 2.14 - Pagar Notal Fiscal Área Financeira Nessa atividade, a Área Financeira efetua o pagamento da nota fiscal. Essa atividade é atendida pela tarefa PC – Efetua Pagamento, do Redmine. Consultar o manual tarefas_area_financeira_manual_pagamento.pdf.
7. Observações Gerais
Ficar atento no atendimento das tarefas do Redmine, pois o campo “% Terminado” deve sempre ser atualizado com o andamento da atividade. Isso vale para todas as tarefas e todos os atores.
8. Fluxogramas
9. Anexos
tarefas_area_financeira_manual_gerir_pagamento.pdf tarefas_preposto_manual.pdf