PC-001 - Gerir O.S.
1. Objetivo e campo de aplicação
Esse processo é responsável pelo Fluxo de Gerenciamento das Ordens de Serviço de Contratação de TI.
2. Entradas do Processo
DID e DMS
3. Saídas do Processo
Ordem de Serviço e Termo de Recebimento Definitivo
4. Documentos de Referência
Instrução Normativa MP/SLTI Nº 04 de 11 de setembro de 2014.
5. Termos e Abreviações
DIDDocumento de Identificação de Demanda
DMS Documento de Métricas de Serviço
OS Ordem de Serviço
PC Processo de Contratação
6. Ator Responsável Atividades
PC 1.1 - Abrir O.S. Gestor do Contrato É através dessa atividade que as Ordens de Serviço serão abertas, essa atividade é realizada através da tarefa PC - O.S., do Redmine. Consultar o manual pc1.1_abrir_os_manual.pdf.
PC 1.2 - Medir O.S. Fiscal Técnico É através dessa atividade que as Ordens de Serviço receberão as informações de métricas e custo. Essa tarefa é realizada através da PC - Medição, do Redmine. O Fiscal Técnico deverá anexar o DMS à tarefa PC - Análise do Redmine, para que o Preposto tenha acesso ao documento. O Fiscal Técnico deverá atribuir as tarefas PC - Análise e PC - Execução para o Preposto.
PC 1.3 - Analisar O.S. Preposto É através dessa atividade que o Preposto dará o seu de acordo com as medições definidas pelo Fiscal Técnico. Se o Preposto não concordar com as métricas descritas para o item de serviço a ser realizado, ele deverá alterar o status da tarefa, colocando-a como “para adequação” e acrescentar na descrição, os pontos que ele está solicitando ajustes. Essa atividade é realizada através da tarefa PC - Análise, do Redmine. O Fiscal Técnico irá verificar que o Preposto solicitou adequações e fará seu atendimento, através da tarefa Medir O.S.. Consultar o manual tarefas_preposto_manual.pdf.
PC 1.4 - Corrigir O.S. Fiscal Técnico É através dessa atividade que o Fiscal Técnico irá realizar os ajustes necessários na medição da ordem de serviço, de acordo com a análise do Preposto. Os ajustes serão realizados se o Fiscal Ténico concordar com os ajustes apontados pelo Preposto. Essa atividade é realizada na própria tarefa PC - Medição, do Redmine.
PC 1.5 - Executar O.S. Preposto É através dessa atividade que a Equipe de Desenvolvimento, representada pelo Preposto, elabora o item de serviço descrito na Ordem de Serviço a ser entregue, isso é feito através da tarefa PC - Execução, do Redmine. Consultar o manual tarefas_preposto_manual.pdf.
PC 1.6 - Entregar O.S. Provisório Fiscal Técnico É através da atividade Entregar O.S. que o Fiscal Técnico irá emitir o Termo de Recebimento Provisório do item de serviço, constante na ordem de serviço que já entregue pelo Preposto. Essa atividade é realizada através da tarefa PC – Recebimento Provisório, do Redmine. O Termo de Recebimento Provisório é a declaração formal do Fiscal Técnico do contrato de que os serviços foram prestados ou os bens foram entregues pelo Preposto, para posterior análise das conformidades de qualidade baseadas nos critérios de aceitação. Ao final do atendimento dessa tarefa, o Fiscal Técnico deverá gerar um PDF com o resumo do atendimento da tarefa de Recebimento Provisório e encaminhar esse PDF para o Preposto, por email, assim o Preposto será informado de que o Recebimento Provisório foi gerado para essa Ordem de Serviço. Obs: A tarefa de Recebimento Provisório possui a opção de gerar PDF no final da tela.
PC 1.7 - Analisar O.S. Provisório Fiscal Técnico e Fiscal Requisitante É através da atividade Analisar O.S. Provisório que será realizada a avaliação do Fiscal Técnico e a avaliação do Fiscal Requisitante para o item de serviço entregue pelo Preposto. Essa atividade é atendida através das tarefas PC – Fiscalização Verificação Técnica e PC - Fiscalização Verificação da Área Requisitante, do Redmine. Caso as fiscalizações encontrem não conformidades na entrega realizada, a tarefa PC - Execução deverá ser reaberta pelos fiscais e os ajustes a serem feitos deverão ser listados nessa tarefa para que o Preposto seja informado das não conformidades e providencie os ajustes necessários.
PC 1.8 - Receber O.S. Definitivo Gestor do Contrato Ao atender essa atividade, o Gestor do Contrato emite o Termo de Recebimento Definitivo, após os Fiscais Técnico e Requisitante atestarem a qualidade do item de serviço descrito na O.S. Com o recebimento definitivo, o gestor deverá encerrar a ordem de serviço. Apenas de posse deste artefato é que a contratada poderá realizar a emissão da nota fiscal (Processo Gerir Pagamento). Essa atividade é realizada através da tarefa PC – Recebimento Definitivo, do Redmine. Ao final do atendimento dessa tarefa, o Gestor do Contrato deverá gerar um PDF com o resumo do atendimento da tarefa de Recebimento Definitivo e encaminhar esse PDF para o Preposto, por email, assim o Preposto será informado de que o Recebimento Definitivo foi gerado para essa Ordem de Serviço. Obs: A tarefa de Recebimento Definitivo possui a opção de gerar PDF no final da tela.
7. Observações Gerais
Ficar atento no atendimento das tarefas do Redmine, pois o campo “% Terminado” deve sempre ser atualizado com o andamento da atividade. Isso vale para todas as tarefas e todos os atores.
8. Fluxogramas
9. Anexos
pc1.1_abrir_os_manual.pdf tarefas_preposto_manual.pdf