Planejamento de Contratação de Soluções de TI
1. Objetivo e campo de aplicação
Esta atividade tem como objetivo estabelecer uma sistemática para o planejamento de contratação de soluções de TI. O campo de aplicação é todo o IFRJ mas principalmente o Comitê Gestor de TI.
2. Documentos de Referência
[descrever os documentos ]
3. Definições e siglas
programa Agrupamento de muitos projetos executados em paralelo que acabam revelando alguns objetivos comuns, de modo a criar resultados coordenados e convergentes.
portfólio Um portfólio é uma coleção de programas e/ ou projetos agrupados do ponto de vista da estratégia. Não importa se utilizam ou não os mesmos recursos, se tem características similares ou não entre si, mas sim sua importância estratégica para a empresa.
CGTI Comitê Gestor de TI
CTTI Comitê Técnico de TI
4. Procedimento
4.1. O requisitante anualmente em data divulgada no site institucional preenche formulário de necessidades de TI fornecido pela DGTI aos DGs que cuidará dos levantamentos nos seus campi.
4.2 A DGTI após o período de levantamento consolida as necessidades de todos os campi e reitoria e apresenta ao CGTI para aprovação.
4.3 O CGTI classifica e indica responsáveis por cada programa do seu portfólio, com a ajuda do CTTI se necessário.
4.4 Os responsáveis por cada programa planejam a execução desses programas em um ou mais projetos usando o instrumento Planejamento de Execução CGTI - Exemplo. Disponível como anexo nesse documento.
4.5 O CGTI aprova ou não o planejamento de execução, identificando também em sistemico quando houver mais de um campus envolvido no projeto ou individual quando a demanda for de um único campus.
4.6 Planejamento de execução Sistêmico
4.6.1 O CGTI envia através de memorando a solicitação dos integrantes da equipe de contratação ao CTTI e ao CCOMP.
4.6.2 O CTTI indica o integrante técnico
4.6.3 O CCOMP indica o integrante administrativo.
4.6.4 O CGTI indica o integrante requisitante.
4.6.5 O CGTI solicita a PROAD a oficialização da equipe através de memorando.
4.6.6 A PROAD oficializa a equipe de contratação através de memorando ao CGTI.
4.7 Planejamento de execução Individual
4.7.1 O CGTI envia o Planejamento de Execução do CGTI para o DG do campus.
4.7.2 O DG designa a equipe de contratação indicando um integrante requisitante, um integrante técnico e um integrante administrativo através de memorando.
4.8 A equipe de contratação elabora os documentos da fase de planejamento da contratação conforme os templates definidos pela DLCOF com as devidas instruções para preenchimento. São eles Documento de Oficialização da Demanda - DOD, Estudo Técnico Preliminar - ETP e Termo de Referência - TR.
4.9 Planejamento de execução Sistêmico
4.9.1 A equipe de contratação encaminha os documentos gerados para o DG com maior valor estimado da solução para abertura de processo e inicio da fase de seleção do fornecedor.
4.9.2 O DG determina a abertura do processo.
4.10 O requisitante abre o processo com toda a documentação construída, Planejamento de Execução, Memorando de nomeação da equipe de contratação, DOD, ETP, TR.
5. Fluxogramas
6. Anexos
planejamento_de_execucao_cgti_-_exemplo.doc