Essa é uma revisão anterior do documento!


Guia para Administradores - Novo Portal

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

Página administrativa do serviço: http://portal.ifrj.edu.br/admin



Menu de administração do novo portal

Os menus de administração ficam numa barra preta, na parte superior da tela. A página principal do portal sempre pode ser acessada através do primeiro botão da barra (botão home).



Como Criar uma Nova Estrutura de Conteúdo e Menus

Em geral, a criação de uma nova área de conteúdo no portal institucional inclui a criação de um novo tipo de conteúdo, definição de termos taxonômicos, criação de menus etc.. O passo-a-passo a seguir é um roteiro para criar novas páginas de conteúdo com menus associados. Algumas dessas etapas também podem ser seguidas de forma isolada, quando é necessário realizar alterações em algum elemento já existente no sistema.

Este roteiro se aplica tanto a áreas de conteúdo vinculadas à home do portal quanto a hotsites.



Gerenciamento de Papéis, Permissões e Perfis

Utilize esta seção caso esteja interessado em acesso rápido a procedimentos isolados do gerenciamento de usuários. Logo abaixo, alguns termos relevantes para esse assunto são definidos.

  • Donos: Servidores (por vezes um setor inteiro) responsáveis pela manutenção de um ou mais nodes.
  • Credenciais de acesso: Login e senha de um usuário, que devem ser individuais.
  • Conta ou Perfil: Conjunto das informações sobre um usuário na base de dados do portal.
  • Permissões: Sinalizam ao sistema o que cada perfil pode ou não fazer. Em geral, editores comuns (usuários que não devem ter privilégios de acesso) precisam ter apenas permissões que lhes garantam ver, criar e editar/atualizar os conteúdos relacionados.
  • Papel: Um grupo de usuários que possuem o mesmo conjunto de permissões.

:!: ATENÇÃO! A política adotada até o momento no novo portal recomenda que os perfis sejam individualizados por servidor, evitando a criação de contas identificadas por siglas de setores.

:!: ATENÇÃO! As permissões podem ser atribuídas diretamente ao perfil de um usuário ou a um papel.


TÓPICOS DISPONÍVEIS:



Gerenciamento de Conteúdo

A listagem com todas as publicações do portal é acessada através do menu administrativo Conteúdo. A tela é dividida em três regiões: filtros para exibição (Mostrar apenas itens que), ações (Opções de atualização) e a tabela com a listagem em si.

Listagem de publicações do portal

No final da tela está disponível a paginação.

Listagem de publicações do portal (paginação)

Saiba mais sobre gerenciamento de conteúdo.



Páginas com Tradução Habilitada

Atualmente, alguns tipos de conteúdo estão com a tradução habilitada. A forma correta de se criar e gerenciar páginas com tradução está disponível em Tradução.

Caso a tradução ainda não esteja habilitada para o tipo de conteúdo desejado, acesse o menu administrativo Estrutura → Tipos de conteúdo, localize o tipo de conteúdo em questão e escolha a operação editar. Na parte inferior do formulário aberto em seguida, siga até Opções de publicação. Em Suporte a múltiplos idiomas, marque a opção Ativo, com tradução.



Views

De acordo com a documentação do Drupal 7, o módulo views permite criar, gerenciar e exibir listas de conteúdo. Cada uma dessas listas é chamada de view, e o resultado exibido por uma view é chamado de display. Um display pode ser um bloco ou uma página, e uma única view pode conter vários displays.

Atualmente há diversas views no portal - por exemplo, para exibir notícias, eventos e banner rotativo; no hotsite dos campi; nas páginas agregadoras “Conselhos Consultivos”, “Comitês e Comissões”, “Pró-Reitorias e Diretorias” e cursos; na página “Publicações” etc.. Acesse a página Criação e Configuração de Views para obter informações pertinentes e conhecer alguns desses exemplos.



Banner do portal IFRJ

Para uma publicação ser exibida no bloco banner, ela precisa cumprir as três condições a seguir simultaneamente.

  • Ser do tipo “Artigo”.
  • Estar com o termo taxonômico banner marcado.
  • Estar publicada.

:!: ATENÇÃO! É importante que a imagem a ser exibida no banner seja inserida no momento em que a publicação é criada. Caso isso não seja feito, uma imagem cinza aparecerá no banner na posição dedicada a essa publicação.

A imagem inserida no campo “Banner” aparecerá apenas nesse bloco. Por sua vez, a imagem exibida no corpo da publicação é aquela inserida no campo “Image”. Veja um exemplo na figura abaixo.

Exemplo de artigo marcado como banner

Para que uma publicação deixe de ser exibida no bloco banner, basta editá-la e desmarcar o termo “banner”. Essa é a forma correta, e os editores devem ser orientados a executá-la. Ao proceder assim, a publicação continua sendo listada dentre as notícias do portal e o funcionamento do banner não é prejudicado.



FAQ: Perguntas Mais Frequentes

  • Existe uma forma de deixar orientações ou informações gerais para os editores criarem publicações de um determinado tipo de conteúdo?
    • Sim. Localize e edite o tipo de conteúdo desejado em Estrutura → Tipos de conteúdo. Nas Configurações do formulário de envio existe o campo Explicações ou regras para envio, apropriado para esta função. Mais informações em Criação do Tipo de Conteúdo.
  • Como habilitar a tradução para uma página?
    • Esse controle é feito no tipo de conteúdo da página em questão. Uma vez habilitado, será uma possibilidade para todos os nodes desse tipo. Para habilitá-la, localize e edite o tipo de conteúdo desejado em Estrutura → Tipos de conteúdo. Nas Opções de publicação, marque Ativo, com tradução em Suporte a múltiplos idiomas. Mais informações em Criação do Tipo de Conteúdo.
  • Uma publicação está com comentários abertos.
    • Há duas possíveis causas para esse problema.
      • (1) No tipo de conteúdo, as configurações padrão para os comentários não estão corretas. Localize e edite o tipo de conteúdo desejado em Estrutura → Tipos de conteúdo. Verifique se a região Configurações dos comentários está com todos os parâmetros conforme orientado em Criação do Tipo de Conteúdo.
      • (2) Localize a publicação específica onde o problema foi detectado. Caso não saiba sua URL, realize uma busca no Gerenciamento de conteúdos. Acesse sua página de edição. Na área Configurações dos comentários, certifique-se de que a opção Fechado está marcada.
  • Como evitar que os editores criem menus e submenus?
    • Essa configuração é feita no tipo de conteúdo que os editores em questão podem acessar. Uma vez realizada, ela afeta todos os formulários para criação/edição de nodes desse tipo, independentemente do perfil que o esteja acessando. Ou seja, mesmo os administradores não poderão criar menus ou submenus no momento da criação de um node. Para tanto, desmarque todas as opções de menus disponíveis no campo Configurações do menu. Mais informações em Criação do Tipo de Conteúdo.
  • Como disponibilizar os termos de um vocabulário taxonômico no formulário de criação de nodes de um tipo de conteúdo?
  • Como criar, para um tipo de conteúdo, um campo de texto que inclua um editor de texto rico, assim como acontece com o campo Body?
    • Na tela Gerenciar campos desse tipo de conteúdo, crie um campo do tipo Texto longo ou Texto longo e sumário. O Widget será, respectivamente, Caixa de texto (várias linhas) e Área de texto com resumo. Nas configurações do campo, existe uma região intitulada Processamento de texto. Nela, escolha a opção Texto filtrado (usuário seleciona formato de entrada). Mais informações em Tipo de Conteúdo: Gerenciamento de Campos.
  • No formulário de criação de nodes de um tipo de conteúdo existe um campo para escolha de termo de vocabulário. É possível configurar um termo para ser selecionado por padrão?
    • Sim. Isso deve ser feito na tela Gerenciar campos desse tipo de conteúdo. Procure o campo em questão, clique em editar e, na opção Valor padrão, selecione o termo desejado. As alterações realizadas nesta opção afetam somente o tipo de conteúdo em questão, sem interferir nos demais que usam esse mesmo campo. Mais informações em Tipo de Conteúdo: Gerenciamento de Campos.
  • No formulário de criação de nodes de um tipo de conteúdo existe um campo para escolha de termo de vocabulário. Como controlar quantos termos podem ser selecionados?
    • Na tela Gerenciar campos desse tipo de conteúdo, procure o campo em questão e clique em editar. Na opção Número de valores, selecione a quantidade desejada. Atenção para o fato de que as alterações realizadas nesta opção afetarão todos os tipos de conteúdo que usam esse mesmo campo. Mais informações em Tipo de Conteúdo: Gerenciamento de Campos.
  • As publicações de um tipo de conteúdo estão com um rótulo e links para páginas de termos taxonômicos ao final. O que são e como removê-los?
    • Muito provavelmente, isso se deve a um campo para associar a publicação a um termo taxonômico. Para remover esses elementos, basta acessar a tela Gerenciar exibição desse tipo de conteúdo e selecionar a opção “Oculto” na coluna Formato do campo em questão. Mais informações em Tipo de Conteúdo: Gerenciamento de Exibição.
  • Numa publicação, como selecionar mais de um termo taxonômico para ela?
    • No formulário de criação/edição da página, selecione um dos termos desejados. Segure a tecla Ctrl e selecione os demais termos. Atente para o fato de que a quantidade máxima de termos que podem ser selecionados é determinada no próprio campo, nas configurações do tipo de conteúdo em questão. Mais informações em Criação de Páginas de Conteúdo.
  • A página para criar uma nova publicação não permite vinculá-la a um link de menu. Por que isso acontece e como posso realizar essa vinculação?
    • Isso acontece porque nenhum menu foi habilitado na seção Configurações do menu durante a configuração do tipo de conteúdo. Nestes casos, os menus desejados terão de ser criados um a um, diretamente nas configurações de menu. Veja como proceder em Verificação e Ordenação da Estrutura de Menus.
  • Uma publicação está aparecendo na página principal do portal, mas não deveria.
    • Acesse o formulário de edição dessa página. Na área intitulada Opções de publicação, deixe marcada apenas a opção Publicado e desmarque todas as demais. Mais informações em Criação de Páginas de Conteúdo.
  • Quantos níveis hierárquicos um menu pode conter?
    • O sistema suporta no máximo 3 níveis hierárquicos, por assim dizer, do 0 ao 2, onde 0 é o nível do menu de contexto (geralmente relacionado diretamente a um tipo de conteúdo); 1 é o nível dos links de menu de 1º nível; e 2 é o nível dos submenus (menus de 2º nível). Por exemplo, na página principal do portal existe o menu “Acadêmico”. Um dos menus listados nele é “Calendários Acadêmicos”, que, por sua vez, tem “Cursos de Ensino Médio e Técnico” como um de seus submenus. Devido à limitação mencionada, não é possível criar submenus para um submenu. Ou seja, o item “Cursos de Ensino Médio e Técnico” não poderia, por exemplo, conter os submenus “Concomitante”, “Integrado” e “PROEJA”.
  • Os submenus de um item de menu nem sempre estão visíveis.
    • Para que os submenus de um item estejam sempre acessíveis na barra lateral de menus, é preciso habilitar essa funcionalidade. Para isso, acesse o menu administrativo Estrutura → Menus e liste o links do menu que contém o item em questão. Acesse o formulário de edição desse item e habilite a opção Exibir expandido. Mais informações em Verificação e Ordenação da Estrutura de Menus.
  • Um bloco de menu não está se comportando conforme o código PHP utilizado e aparece em páginas onde não deveria.
    • No menu administrativo Estrutura → Blocos, localize o bloco em questão. Há dois possíveis problemas.
      • (1) Na área Configurações de região, verifique se as regiões e temas estão configurados conforme o desejado.
      • (2) Verifique na área Configurações de visibilidade se a opção Páginas nas quais este código PHP retorna TRUE (apenas para usuários avançados) está realmente marcada.
  • Quem é o “dono” de um tipo de conteúdo?
    • Todo tipo de conteúdo possui um ou mais “donos”. Os donos são servidores (por vezes um setor inteiro) responsáveis pela manutenção do conteúdo em questão no portal.
  • Qual é a diferença entre perfil, papel e permissão?
    • Para criar e editar páginas, cada servidor precisa de credenciais de acesso individuais (login e senha). O conjunto das informações sobre um usuário na base de dados do portal é o que chamamos de “conta” ou “perfil”.
    • As permissões sinalizam ao sistema o que cada perfil pode ou não fazer.
    • Um papel é simplesmente um grupo de usuários que possuem o mesmo conjunto de permissões.
  • Um setor solicitou a criação de uma conta de usuário identificada pela sigla do setor. Ela pode ser criada desta forma?
    • A política adotada até o momento no novo portal recomenda que os perfis sejam individualizados por servidor, evitando a criação de contas identificadas por siglas de setores.
  • Usuários comuns, sem privilégios de administrador no portal, podem ter permissões para deleção de páginas?
    • Não. Em geral, eles precisam ter apenas permissões que lhes garantam ver, criar e editar/atualizar os conteúdos relacionados.
  • Foi solicitada a criação de uma conta de usuário para alguém que não possui endereço de email institucional. Como proceder?
    • Via de regra, todo usuário cadastrado como editor no portal deve ter um endereço de email institucional. Oriente o usuário a contactar seu chefe imediato para que seu email seja solicitado. Uma vez que seja criado, ele pode requerer novamente a conta de acesso ao portal.
  • Todos os nodes de um tipo de conteúdo precisam ter os mesmo donos?
  • Na listagem de usuários e na listagem de páginas de conteúdo do portal é possível filtrar os resultados exibidos por um termo específico? Por exemplo, pelo login do usuário ou por uma palavra chave do título da publicação?
    • Não existe essa funcionalidade no sistema. Para pesquisar por termos, a única opção é usar a funcionalidade do próprio navegador.
  • Como evitar ataques de spam registration no portal e outros sites institucionais?
    • Via de regra, adotou-se a política de não permitir que as pessoas criem uma conta de acesso diretamente pelos sites institucionais do IFRJ. Para tanto, deve-se verificar as configurações no menu administrativo Configurações → Pessoas → Opções da conta. Na área Cadastro e Cancelamento, campo Quem pode cadastrar as contas?, a opção Somente administradores deve estar marcada. Caso seja de extrema importância que algum site institucional permita a inscrição de usuários, é necessário marcar a terceira opção: Visitantes, mas a aprovação do administrador é necessária. Neste caso, é obrigatória a configuração do módulo CAPTCHA. Isso é feito no menu administrativo Configurações → Pessoas → CAPTCHA. O desfio padrão deste módulo deve ser sempre o reCAPTCHA, por ser a opção mais acessível disponível até então. Atente para o fato de que todas as abas desse menu devem ser configuradas de forma apropriada.
  • Uma pessoa pode solicitar a criação de uma conta diretamente pelo portal institucional?
    • Não. Essa medida foi adotada para prevenir ataques de spam registration.