PORTAL DO SERVIDOR


FAQ: Perguntas Mais Frequentes


  • Ao tentar acessar o portal do servidor, na página de login/senha, aparece a seguinte mensagem “Sua situação funcional não permite o acesso ao sistema”, o que está ocorrendo?
    • Há uma regra no sistema que permite apenas servidores com situação “Ativo Permanente”, “Cedido” ou “Aposentado” acessar o sistema. Provavelmente, o servidor em questão está associado a uma matrícula inativa. Para resolver esse problema, é necessário associar o servidor ao usuário com a matrícula ativa no SIGADMIN (Suporte → Usuário > Associar Servidor ao Usuário).
  • Qual a diferença entre Unidade de Lotação e Unidade de Exercício?
    • A unidade de lotação é a unidade que o servidor está vinculado e a unidade de exercício é a unidade onde ele realmente está trabalhando, ou seja, unidade de exercício, no caso, é a unidade de lotação a qual o servidor estaria trabalhando não oficialmente.
  • O que o usuário precisa para ter acesso a aba Chefia de Unidade?
    • O usuário precisa ter cadastrado para ele uma resposabilidade pela unidade. Essa responsabilidade pode ser adquirida das serguintes formas:
      1. No processamento da fita espelho, se o usuário tiver alguma designação para unidade. No momento do processamento deve ser informado se a geração da responsabilidade de unidade dependerá da Atividade da designação ou tipo de designação (CD, FG, …).
      2. Ou se cadastrar uma Designação com alguma Atividade que permita gerar registro de responsável de unidade e possibilite um Nível de responsabilidade (Chefe, Vice-Chefe, Secretária ou Gerente);
      3. Uma outra forma é atribuir a responsabilidade pela Unidade no SIGAdmin.
  • Existe alguma permissão no SIGRH para chefe substituto de Departamento por ocasião de afastamento do chefe em periodo de realização de uma nova eleição?
    • Não! Em caso de impedimento do titular continuar no cargo de direção, o mesmo deverá entrar em contato com o Departamento Administração de Pessoal para solicitar a sua exoneração, visto que esse procedimento implica em outros como a transferência do cargo para o vice, gratificação e a publicação em Diário Ofícial.
  • Como o sistema verifica qual chefe deve receber os e-mail de notificação de uma unidade?
    • O sistema envia emails apenas para os chefes ativos. Ele verifica somente os chefes que possuem data de termino da responsabilidade de unidade (admin) maior que a atual ou não informada. Só que ao cadastrar uma designação, é gerado no SIGAdmin um registro de responsável de unidade correspondente ao período da designação. E o email de férias verifica apenas os registros de responsável, não olha os registros de designação. Mas não é pra estar errado porque toda designação com poder de chefe de unidade (sigrh) deve estar associada a um registro de responsável de unidade (sigadmin).