Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
dgti:servicos:sigrh:faq:sigrh_frequencia [11/03/2020 13:47]
lais.santos
dgti:servicos:sigrh:faq:sigrh_frequencia [26/03/2020 10:47] (atual)
lais.santos
Linha 24: Linha 24:
     *Apenas o usuário com designação de Chefia da Unidade pode realizar esta operação. Isto é possível através do caminho: SIGRH→ Portal do Servidor→ Chefia da Unidade→ Frequências→ Ausências→ Listar/​Alterar Ausências.     *Apenas o usuário com designação de Chefia da Unidade pode realizar esta operação. Isto é possível através do caminho: SIGRH→ Portal do Servidor→ Chefia da Unidade→ Frequências→ Ausências→ Listar/​Alterar Ausências.
  
-  * ** Como faço para cadastrar afastamentos para fora do pais, já que ao selecionar a opção VIAGEM INTERNACIONAL - A SERVIÇO o SIGRH apresenta a mensagem: ATENÇÂO: Esse tipo de ocorrência não permite solicitação eletrônica. Para efetivar a ocorrência,​ siga os passos à seguir: Para cadastrar viagens internacionais entrar em contato com o atendimento ​do DAP.**+  * ** Como faço para cadastrar afastamentos para fora do pais, já que ao selecionar a opção VIAGEM INTERNACIONAL - A SERVIÇO o SIGRH apresenta a mensagem: ATENÇÂO: Esse tipo de ocorrência não permite solicitação eletrônica. Para efetivar a ocorrência,​ siga os passos à seguir: Para cadastrar viagens internacionais entrar em contato com o atendimento ​da DGP.**
     *Conforme é definido na carta de serviços, o servidor abrirá processo junto ao seu Departamento solicitando o afastamento do país. A competência para autorizar o afastamento é do reitor.     *Conforme é definido na carta de serviços, o servidor abrirá processo junto ao seu Departamento solicitando o afastamento do país. A competência para autorizar o afastamento é do reitor.
  
Linha 33: Linha 33:
  
 ==== Ponto Eletrônico ==== ==== Ponto Eletrônico ====
 +
 +
 +  * ** Qual o papel de cada perfil de acesso do Ponto Eletrônico?​**
 +    * **Servidor** - Registra sua frequência diária, solicita recesso e afastamentos.
 +    * **Chefe da Unidade, Vice Chefe e Controlador de Ponto** - Controlam o registro dos servidores de sua unidade cadastrando ocorrências e autorizando afastamentos solicitados.
 +    * **Gestor do RH** - Realiza a parametrização do comportamento do sistema e acompanha as unidades que homologaram ou não os registros de seus servidores. ​
 +
 +
 +  * ** Qual a diferença entre o abono de horas e o credito de horas?**
 +    *No **abono de horas** abona-se o valor em horas da carga horária do servidor. Se a carga horária for de 8h, abona-se as 8 horas apenas. E somente se for dia útil. ​     \\ Já no **cedito de horas**, o credito é recebido independente de ser dia útil ou não. E as horas creditadas independe da carga horária do servidor (Ex: Participação de 12h em um evento do Instituto durante o fim de semana)
 +
  
   * ** Estou gozando de férias, porém meu ponto eletrônico está descontando horas dos dias não trabalhados. Como resolver?**   * ** Estou gozando de férias, porém meu ponto eletrônico está descontando horas dos dias não trabalhados. Como resolver?**
-    *O usuário deve checar o status das suas férias no caminho SIGRH → Férias → Consulta/​Alteração/​Exclusão de Férias. Se o status estiver como “Alterada” significa que houve uma alteração das férias e o DAP precisa atualizar o sistema SIAPE para haver consistência. Neste caso, basta que o DAP realize as atualizações para que as horas descontadas sejam normalizadas automaticamente.+    *O usuário deve checar o status das suas férias no caminho SIGRH → Férias → Consulta/​Alteração/​Exclusão de Férias. Se o status estiver como “Alterada” significa que houve uma alteração das férias e a DGP precisa atualizar o sistema SIAPE para haver consistência. Neste caso, basta que a DGP realize as atualizações para que as horas descontadas sejam normalizadas automaticamente.
  
  
Linha 41: Linha 52:
     *É preciso verificar como está o status das férias do servidor, através do caminho: SIGRH » Portal do Servidor » Férias » Consulta/​Alteração/​Exclusão de Férias:     *É preciso verificar como está o status das férias do servidor, através do caminho: SIGRH » Portal do Servidor » Férias » Consulta/​Alteração/​Exclusão de Férias:
         - Quando o **status** está como **Paga/​Marcada**,​ não irá gerar débito no espelho de ponto, com a exceção de que o status era outro e o responsável por homologar o registro de ponto concluiu a homologação antes de alterar o status, mas para resolver isto, basta estornar e homologar o ponto novamente.         - Quando o **status** está como **Paga/​Marcada**,​ não irá gerar débito no espelho de ponto, com a exceção de que o status era outro e o responsável por homologar o registro de ponto concluiu a homologação antes de alterar o status, mas para resolver isto, basta estornar e homologar o ponto novamente.
-        - Caso o **status** esteja diferente de **Paga/​Marcada**,​ como **Incluída** ou **Alterada**,​ precisará entrar em contato com o DAP, para que este faça a sincronização das férias do SIGRH com o SIAPE, feita esta sincronização,​ o status será alterado para **Paga/​Marcada** e assim não irá gerar débito de horas.+        - Caso o **status** esteja diferente de **Paga/​Marcada**,​ como **Incluída** ou **Alterada**,​ precisará entrar em contato com a DGP, para que este faça a sincronização das férias do SIGRH com o SIAPE, feita esta sincronização,​ o status será alterado para **Paga/​Marcada** e assim não irá gerar débito de horas.
  
  
Linha 54: Linha 65:
   * ** Trabalhei 5 (cinco) horas pela manhã e minha unidade tem uma ocorrência de 4 (quatro) horas cadastrada para a tarde. Porém, no meu ponto apenas 8 (oito) horas foram homologadas. O que pode estar causando isto?**   * ** Trabalhei 5 (cinco) horas pela manhã e minha unidade tem uma ocorrência de 4 (quatro) horas cadastrada para a tarde. Porém, no meu ponto apenas 8 (oito) horas foram homologadas. O que pode estar causando isto?**
     *As ocorrências nas unidades têm a finalidade de abonar o dia de trabalho de todos os servidores da unidade (podendo se estender às subordinadas). O abono de carga horária completa as horas de trabalho de acordo com o horário do dia, não extrapolando seu valor.     *As ocorrências nas unidades têm a finalidade de abonar o dia de trabalho de todos os servidores da unidade (podendo se estender às subordinadas). O abono de carga horária completa as horas de trabalho de acordo com o horário do dia, não extrapolando seu valor.
 +
 +
 +  * ** Um servidor com Concessão Especial pode ter banco de horas? E quem tem Flexibilização de Carga Horária?**
 +    *Servidores com concessão especial não podem ter banco de horas, sendo possível registrar horas excedentes apenas quando já possuir saldo negativado. Já um servidor com Flexibilização de Carga Horária, ele precisa registrar mais do que a carga horária cadastrada para o mês, que seria de 8h * a quantidade de dias úteis no mês.