Essa é uma revisão anterior do documento!


Moodle - Ensino à distância


Informações gerais

Página do serviço: http://ava.ifrj.edu.br


Guia do usuário

Descrição

Moodle é um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual. Constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades online, voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso online à sua escolha.

Utilizado principalmente num contexto de e-learning ou b-learning, o programa permite a criação de cursos “online”, páginas de disciplinas, grupos de trabalho e comunidades de aprendizagem, estando disponível em 75 línguas diferentes. Conta com 25.000 websites registados, em 175 países.


Benefícios

Permitindo aulas a distância, os professores podem hospedar arquivos e lições dinâmicas como questionários, solicitações de pesquisa e elaborar diferentes tipos de avaliações para os alunos. Os professores e alunos participam de fóruns de discussão e tem toda uma estação virtual para debates e troca de conteúdo.

Proporciona aos alunos residentes em municípios distantes, denominados Polos, interagirem com professores (tutores) que os orientam na construção do próprio conhecimento.


Pré-requisitos

Para cursos livres, é possível acessar seus conteúdos mediante a senha de visitante: visitante. No entando, não é possível a realização de tarefas e outras atividades realizadas pelos professores e alunos matriculados.

Em cursos regulares, o aluno deve possuir login e senha e estar matriculado nos mesmos.

Alguns cursos ficam disponíveis para pessoas que não são alunos, mas que podem acessar seu conteúdo através do login de visitante.

  • Nome de usuário: visitante
  • Senha: visitante

Como solicitar

A solicitação deve ser feita através da Diretoria de Educação a Distância pelo e-mail coead@ifrj.edu.br, de acordo com os critérios estabelecidos para cada nível de ensino.


Atendimento ao usuário

O contato deverá ser feito através do envio de um e-mail para coead@ifrj.edu.br.


Acordo de serviço

Política de uso: [EM CONSTRUÇÃO]


Informações sobre backup

Este serviço está incluso no sistema de backup do IFRJ, de acordo com as informações abaixo. Há também uma especificação técnica detalhada (acesso restrito) para uso das partes técnicas envolvidas no processo.

Dados protegidos

O sistema tem protegidos os bancos de dados e a estrutura de arquivos.

Agendamento e Recuperabilidade

Esse sistema recebe proteção contra perdas de informação a cada 4 horas todos os dias a partir das 4h, e é possível recuperar informações de até 30 dias antes da perda.


Disponibilidade

O serviço está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana).