Manual Geplanes

Download

3.1 Definição do Negócio

• Para acessar a área para definição de negócios no menu, basta ir em (P) PLANEJAR ⇒ Definição do negócio .

Para cadastrar o mapa do negócio, selecione o ano da gestão, a unidade gerencial e preencha os demais campos. Para finalizar, clique em SALVAR.

A Definição do Negócio é onde a unidade gerencial detalha sua missão, seus fornecedores, insumos, produtos e clientes para possibilitar a visualização dos seus inputs e outputs, bem como relacionar seus produtos aos seus clientes e estruturar indicadores operacionais que mensuram o desempenho dos seus processos.

Observações:

• Somente podem possuir mapa do negócio as unidades gerenciais que possuem em seu cadastro o campo “Permitir o cadastro do mapa do negócio” selecionado.

• Caso a data limite para criação do mapa do negócio (definida no cadastro do ano da gestão) esteja ultrapassada, o cadastro só poderá ser feito ou alterado por um usuário com perfil de administrador.

3.2 Definição de Competências

• Para acessar a área para definição de competências no menu, basta ir em (P) PLANEJAR ⇒ Definição de Competências. A definição de competências é onde a unidade gerencial descreve as atividades que realiza e quais são as competências necessárias ao seu exercício.

Para cadastrar o mapa de competências, selecione o ano da gestão, a unidade gerencial, preencha as atividades e selecione as competências necessárias para executá-las. Para finalizar, clique em SALVAR.

Observações:

• O campo missão que aparece nesta tela é cadastrado na Definição do Negócio.

• Somente podem possuir mapa de competências as unidades gerenciais que possuem em seu cadastro o campo “Permitir o cadastro do mapa de competências” selecionado.

• Caso a data limite para criação do mapa de competências (definida no cadastro do ano da gestão) esteja ultrapassada, o cadastro só poderá ser feito ou alterado por um usuário com perfil de administrador.

3.3 Cadastrar Perspectivas

• Para acessar a área de cadastro de Perspectivas no menu, basta ir em (P) PLANEJAR ⇒ Cadastrar Perspectivas.

Segundo o BSC (Balanced Scorecard), as perspectivas são uma forma de agrupar os diversos objetivos estratégicos estabelecidos, refletindo a visão e a estratégia empresarial. De acordo com os autores do modelo, as quatro perspectivas – Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento- são adequadas em diversas empresas e setores de mercado. Contudo, devem ser consideradas como um modelo, e não como uma regra. Não existe uma fórmula matemática segundo a qual as quatro perspectivas sejam necessárias e completamente suficientes.

Funcionalidades disponíveis ++

3.4 Cadastrar Objetivos Estratégicos

• Para acessar a área de cadastro de objetivos estratégicos no menu, basta ir em (P) PLANEJAR ⇒ Cadastrar Objetivos Estratégicos.

Os objetivos estratégicos traduzem a visão de uma organização, ou seja, constituem os resultados que a organização pretende atingir.

Funcionalidades disponíveis ++

3.5 Elaborar Mapa Estratégico

• Para acessar a área para elaboração de mapa estratégico no menu, basta ir em (P) PLANEJAR ⇒ Elaborar Mapa Estratégico. O mapa estratégico é onde são selecionados quais objetivos estratégicos serão almejados por uma unidade gerencial bem como associá-los a uma perspectiva.

Para cadastrar o mapa estratégico, selecione o ano da gestão e a unidade gerencial. Posteriormente, preencha o campo “Visão” e monte o mapa relacionando as perspectivas aos objetivos estratégicos. Preencha o campo “Ordem” de maneira que as perspectivas serão ordenadas de forma crescente no momento da exibição do relatório do mapa estratégico. Para finalizar, clique em SALVAR.

Observações:

• O campo missão que aparece nesta tela é cadastrado na Definição do Negócio.

• Somente podem possuir mapa estratégico as unidades gerenciais que possuem em seu cadastro o campo “Permitir o cadastro do mapa estratégico” selecionado.

• Caso a data limite para criação do mapa estratégico (definida no cadastro do ano da gestão) esteja ultrapassada, o cadastro só poderá ser feito ou alterado por um usuário com perfil de administrador.

• Caso a unidade gerencial não possua o mapa estratégico preenchido, independente de o campo acima estar selecionado ou não, o sistema automaticamente utilizará os objetivos estratégicos cadastrados no mapa estratégico de uma unidade gerencial superior.

• Para excluir um mapa estratégico, clique em EXCLUIR MAPA ESTRATÉGICO.

Atenção: um mapa estratégico só poderá ser excluído caso nenhum de seus objetivos esteja sendo utilizado na matriz de iniciativas x fcs, iniciativas ou indicadores.

3.6 Painel de Indicadores

• Para acessar o painel de indicadores no menu, basta ir em (P) PLANEJAR ⇒ Painel de Indicadores.

Os indicadores são como termômetros para o gestor, uma vez que medem o desempenho das unidades gerenciais em suas atividades. O indicador é a forma de mensuração de um determinado objetivo estratégico. Nessa tela, serão cadastrados os indicadores e as iniciativas vinculados a cada objetivo estratégico do mapa estratégico.

1 Para cadastrar uma iniciativa
2 Para cadastrar um indicador
3 Para detalhar um indicador