Essa é uma revisão anterior do documento!


Rede Wifi - Eduroam


Informações Gerais

Através dos links você obterá informações das instituições clientes:


Guia do usuário

Como acessar

  1. Utilizar seu usuário de rede acrescido do domínio @ifrj.edu.br
    • Aluno: seu usuário é o seu CPF sem pontos ou traços
  2. No campo senha informe a senha alterada antecipadamente em Alterar Senha.

Configuração dos dispositivos móveis

Configuração dos computadores

Faça o download do arquivo eduroam, extraia seu conteúdo e execute o arquivo “Instalar.vbs”. Após isto acesse a rede eduroam e autentique com seu usuário. Caso tenha alguma dúvida acesse o conteúdo abaixo para informações detalhadas:


Descrição

Principal iniciativa da RNP dedicada à questão da mobilidade, o eduroam (education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa que oferece acesso sem fio à internet sem a necessidade de múltiplos logins e senhas, de forma simples, rápida e segura. Lançado no Brasil em 2012, dispõe de ampla cobertura internacional e reúne instituições de mais de 60 países, unindo diversos usuários na troca de experiências e conhecimento.

Através de uma rede wi-fi de alta velocidade, estudantes, pesquisadores, professores e outros funcionários das instituições cadastradas podem se conectar à internet dentro de seus campi e em qualquer localidade do mundo, desde que haja pontos de acesso. Basta ter o eduroam configurado em seu computador, celular ou tablet para detectar a rede sem fio de forma automática, garantindo comodidade e uma experiência de alta qualidade ao usuário.


Benefícios

Permite que qualquer usuário do IFRJ obtenha acesso à internet em qualquer instituição ligada e participante a rede Eduroam.


Pré-requisitos

  • Ser servidor, aluno ou terceirizado ativo do IFRJ
  • Possuir usuário e senha de rede. Para alterar sua senha inicial: Alterar Senha

Como solicitar

Basta atender o pré-requisito. Havendo dúvidas ou problemas com o acesso o contato deverá ser feito através da CSTI de seu campus.


Atendimento ao usuário

O contato deverá ser feito através da CSTI de seu campus.


Acordo de serviço

Política de uso: [EM CONSTRUÇÃO]


Disponibilidade

O serviço está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana).