Essa é uma revisão anterior do documento!


Dspace - Repositório digital


Informações Gerais

Página do serviço: https://repositorio.ifrj.edu.br


Guia do usuário

  • Disponível em breve.

Descrição

O DSpace foi desenvolvido para possibilitar a criação de repositórios digitais com funções de armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual, permitindo sua adoção por outras instituições em forma consorciada federada. O sistema foi criado de forma a ser facilmente adaptado. Os repositórios DSpace permitem o gerenciamento da produção científica em qualquer tipo de material digital, dando-lhe maior visibilidade e garantindo a sua acessibilidade ao longo do tempo. São exemplos de material digital: documentos (artigos, relatórios, projetos, apresentações em eventos etc.), livros, teses, programas de computador; publicações multimídia, notícias de jornais, bases de dados bibliográficas, imagens, arquivos de áudio e vídeo, coleções de bibliotecas digitais, páginas Web, entre outros.

Os repositórios digitais podem ser considerados uma inovação no gerenciamento da informação digital. Editoras, bibliotecas, arquivos e centros de informação em vários países estão criando grandes repositórios de informação digital, contendo diferentes tipos de conteúdos e formatos de arquivos digitais. O DSpace Institutional Digital Repository System (projeto colaborativo da MIT Libraries e a Hewlett-Packard Company) é um dentre vários projetos, atualmente em operação, orientados à criação de repositórios institucionais e à preservação digital.

O DSpace é um software livre que, ao ser adotado pelas organizações, transfere a elas a responsabilidade e os custos com as atividades de arquivamento e publicação da sua produção institucional. O DSpace possui natureza operacional específica de preservar objetos digitais, iniciativa de grande interesse da comunidade científica.


Benefícios

  • Publicar rapidamente a produção científica da sua instituição;
  • Expor os conteúdos aos motores de pesquisa mais comuns, aumentando a visibilidade;
  • Armazenar num único local a produção científica;
  • Saber que documentos publica, que versões e quantos downloads foram efetuados para cada um;
  • Ter um identificador único para cada documento.

Pré-requisitos

  • Ser servidor ou terceirizado ativo do IFRJ
  • Possuir usuário e senha de rede. Caso não tenha, solicite seu usuário a CSTI de seu campus.

Como solicitar

Basta atender o pré-requisito. Havendo dúvidas ou problemas com o acesso o contato deverá ser feito através da CSTI de seu campus.


Atendimento ao usuário

O contato deverá ser feito através da CSTI de seu campus.


Acordo de serviço

Política de uso: [EM CONSTRUÇÃO]


Informações sobre backup

Este serviço está incluso no sistema de backup do IFRJ, de acordo com as informações abaixo. Há também uma especificação técnica detalhada (acesso restrito) para uso das partes técnicas envolvidas no processo.

Dados protegidos

O sistema tem protegidos os bancos de dados e a estrutura de arquivos.

Agendamento e Recuperabilidade

Esse sistema recebe proteção contra perdas de informação a cada 4 horas todos os dias a partir das 4h, e é possível recuperar informações de até 30 dias antes da perda.


Disponibilidade

O serviço está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana).