Classroom - Google Sala de aula


Informações gerais

Página do serviço: https://classroom.google.com


Guia do usuário

Descrição

O Google Sala de aula é um serviço da Web gratuito para escolas, organizações sem fins lucrativos e qualquer pessoa com uma Conta do Google institucional ou pessoal. Com o Google Sala de aula, os alunos e professores se conectam facilmente, dentro e fora de escolas.


Benefícios

  • Configuração fácil: os professores podem configurar uma turma, convidar alunos e professores auxiliares. No mural da turma, eles compartilham informações, como tarefas, avisos e perguntas.
  • Poupa tempo e papel: os professores podem criar turmas, distribuir tarefas, se comunicar e manter a organização em um único lugar.
  • Mais organização: os alunos podem ver as tarefas na página “Trabalho”, no mural da turma ou na agenda da turma. Todos os materiais didáticos são automaticamente colocados em pastas do Google Drive.
  • Comunicação e feedback aprimorados: os professores podem criar tarefas, enviar avisos e iniciar instantaneamente debates com a turma. Os alunos podem compartilhar recursos uns com os outros e interagir no mural da turma ou por e-mail. Os professores também podem ver rapidamente quem concluiu ou não um trabalho, dar feedback direto e em tempo real e atribuir notas.
  • Funciona com aplicativos que você usa: o Google Sala de aula funciona com o Documentos Google, Google Agenda, Gmail, Google Drive e Formulários Google.
  • Acessível e seguro: o Google Sala de aula é gratuito. O Google Sala de aula não exibe anúncios, nunca usa seu conteúdo ou os dados dos alunos para fins publicitários.

Saiba mais sobre os recursos e benefícios do Google Sala de aula.


Pré-requisitos

Docente

  • Ser docente ativo do IFRJ
  • Possuir e-mail institucional. Caso não tenha, solicite a CSTI de seu campus.

Aluno

  • Ser aluno ativo do IFRJ
  • Verifique se seu docente possui algum Google Sala de Aula e solicitá-lo inclusão.

Como solicitar

Aluno

Verifique se seu professor possui algum Google Sala de Aula e solicitá-lo inclusão.

Docente

Atender ao pré-requisito e fazer um primeiro acesso no Google ClassRoom, onde deverá informar que é professor. Após o primeiro acesso o docente deverá enviar um email para o suporte@ifrj.edu.br solicitando sua aprovação para utilização do Google ClassRoom como professor.

Havendo dúvidas ou problemas o solicitante deverá procurar a CSTI de seu campus.


Atendimento ao usuário

O contato deverá ser feito através da CSTI de seu campus.


Acordo de serviço

Política de uso: [EM CONSTRUÇÃO]


Informações sobre backup

Este serviço está incluso no sistema de backup do IFRJ, de acordo com as informações abaixo. Há também uma especificação técnica detalhada (acesso restrito) para uso das partes técnicas envolvidas no processo.

Dados protegidos

O sistema tem protegidos os bancos de dados e a estrutura de arquivos.

Agendamento e Recuperabilidade

Esse sistema recebe proteção contra perdas de informação a cada 4 horas todos os dias a partir das 4h, e é possível recuperar informações de até 30 dias antes da perda.


Disponibilidade

O serviço está disponível em regime 24×7 (vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana).