COMISSÕES TEMÁTICAS

As comissões temáticas foram constituídas no 9° encontro do FORTI, realizado nos dias 14, 15 e 16 de abril de 2010, na Faculdade de Tecnologia da UnB, com o objetivo de segmentar as discussões e facilitar a elaboração de propostas para solução dos problemas nos principais temas ligados a área da tecnologia da informação e comunicação.

Gestão

Embora seja visto como um setor operacional, a tic em uma instituição apresenta uma função estratégica realizando ações como a modernização dos fluxos organizacionais, avaliando e implementando inovações tecnológicas. A tic não só sustenta as operações de negócio, mas também viabiliza a implementação das estratégias na organização. Percebemos que nas instituições de ept, de forma geral, há uma falta de sincronismo entre a área de tic e as decisões estratégicas institucionais. Partindo deste pressuposto a Comissão Temática de Gestão (CTG) tem por finalidade pesquisar e propor modelos de gestão para a área de tic das instituições ligadas ao CONIF, preocupando-se com o fiel cumprimento das normas vigentes.

Capacitação

A Comissão Temática de Capacitação tem por finalidade manter os gestores e colaboradores da área de TIC atualizados em novas tecnologias, sistemas e legislação pertinentes devido a necessidade de atualização permanente decorrente do dinamismo existente e da amplitude do conhecimento necessário para atuação nessa área e, principalmente, para atender a demanda crescente da Rede EPCT.

Infraestrutura

Pretende-se, com esta comissão, criar modelos de estruturas e especificações técnicas com vistas a garantir condições adequadas de funcionamento de toda a infraestrutura de tic, considerando aspectos como confiabilidade, disponibilidade, escalabilidade, atualização, padronização e atendimento às normas técnicas.

Sistemas

A gestão moderna exige que a tomada de decisão seja feita com o máximo de informação, por isso os sistemas automatizados de gerência das informações tornaram-se uma necessidade para as organizações, independentes de sua área de atuação. Com base neste pressuposto esta comissão tem por finalidade conhecer, avaliar e organizar as soluções de sistemas existentes, bem como incentivar o desenvolvimento colaborativo no âmbito da Rede epct.