Guia para Administradores - Novo Portal

Página administrativa do serviço: http://portal.ifrj.edu.br/admin



Menu de administração do novo portal e demais itens do cabeçalho

O topo do portal IFRJ possui 4 itens, descritos a seguir.

  1. Barra de menus administrativos. A página principal do portal sempre pode ser acessada através do primeiro botão da barra (botão home).
  2. Barra de Governo
  3. Cabeçalho
  4. Barra de serviços



Como Criar uma Nova Estrutura de Conteúdo e Menus

Em geral, a criação de uma nova área de conteúdo no portal institucional inclui a criação de um novo tipo de conteúdo, definição de termos taxonômicos, criação de menus etc.. O passo-a-passo a seguir é um roteiro para criar novas páginas de conteúdo com menus associados. Algumas dessas etapas também podem ser seguidas de forma isolada, quando é necessário realizar alterações em algum elemento já existente no sistema.

Este roteiro se aplica tanto a áreas de conteúdo vinculadas à home do portal quanto a hotsites.



Gerenciamento de Papéis, Permissões e Perfis

Utilize esta seção caso esteja interessado em acesso rápido a procedimentos isolados do gerenciamento de usuários. Logo abaixo, alguns termos relevantes para esse assunto são definidos.

:!: ATENÇÃO! A política adotada até o momento no novo portal recomenda que os perfis sejam individualizados por servidor, evitando a criação de contas identificadas por siglas de setores.

:!: ATENÇÃO! As permissões podem ser atribuídas diretamente ao perfil de um usuário ou a um papel.


TÓPICOS DISPONÍVEIS:



Gerenciamento de Conteúdo

A listagem com todas as publicações do portal é acessada através do menu administrativo Conteúdo. A tela é dividida em três regiões: filtros para exibição (Mostrar apenas itens que), ações (Opções de atualização) e a tabela com a listagem em si.

Listagem de publicações do portal

No final da tela está disponível a paginação.

Listagem de publicações do portal (paginação)

Saiba mais sobre gerenciamento de conteúdo.



Páginas com Tradução Habilitada

Atualmente, alguns tipos de conteúdo estão com a tradução habilitada. A forma correta de se criar e gerenciar páginas com tradução está disponível em Tradução.

Caso a tradução ainda não esteja habilitada para o tipo de conteúdo desejado, proceda conforme segue.



Views

De acordo com a documentação do Drupal 7, o módulo views permite criar, gerenciar e exibir listas de conteúdo. Cada uma dessas listas é chamada de view, e o resultado exibido por uma view é chamado de display. Um display pode ser um bloco ou uma página, e uma única view pode conter vários displays.

Atualmente há diversas views no portal - por exemplo, para exibir notícias, eventos e banner rotativo; no hotsite dos campi; nas páginas agregadoras “Conselhos Consultivos”, “Comitês e Comissões”, “Pró-Reitorias e Diretorias” e cursos; na página “Publicações” etc.. Acesse a página Criação e Configuração de Views para obter informações pertinentes e conhecer alguns desses exemplos.



Banner do portal IFRJ

Para uma publicação ser exibida no bloco banner, ela precisa cumprir as três condições a seguir simultaneamente.

:!: ATENÇÃO! É importante que a imagem a ser exibida no banner seja inserida no momento em que a publicação é criada. Caso isso não seja feito, uma imagem cinza aparecerá no banner na posição dedicada a essa publicação.

A imagem inserida no campo “Banner” aparecerá apenas nesse bloco. Por sua vez, a imagem exibida no corpo da publicação é aquela inserida no campo “Image”. Veja um exemplo na figura abaixo.

Exemplo de artigo marcado como banner

Para que uma publicação deixe de ser exibida no bloco banner, basta editá-la e desmarcar o termo “banner”. Essa é a forma correta, e os editores devem ser orientados a executá-la. Ao proceder assim, a publicação continua sendo listada dentre as notícias do portal e o funcionamento do banner não é prejudicado.



FAQ: Perguntas Mais Frequentes